
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Antonio Carlos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Stefany Maria Ribeiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:26:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:26:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295459 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295459 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho investiga o que se propõe para o ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental, segundo as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos traçar um histórico da geometria onde dissertamos sobre sua origem e evolução, transitando pelo desenvolvimento de seu ensino no Brasil até os dias atuais. Reconhecendo a importância da geometria no currículo de Matemática, o objetivo central desta pesquisa é analisar e comparar as diretrizes dos PCN e da BNCC, identificando suas convergências e divergências. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, utilizando a análise documental, que permite um exame detalhado das informações relevantes de ambos documentos e facilita a comparação de suas proposições. Concluímos, finalmente, que, apesar do avanço nas proposições para as diretrizes educacionais, ambos os documentos possuem limitações e fragilidades, entretanto, se bem aplicadas, estas diretrizes podem enriquecer o ensino de geometria no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | This work investigates what is proposed for teaching geometry in the final years of elementary school, according to the guidelines contained in the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC). We seek to trace a history of geometry where we talk about its origin and evolution, going through the development of its teaching in Brazil until the present day. Recognizing the importance of geometry in the Mathematics curriculum, the central objective of this research is to analyze and compare the PCN and BNCC guidelines, identifying their convergences and differences. To achieve this, a qualitative methodology was adopted, using document analysis, which allows a detailed examination of the relevant information from both documents and facilitates the comparison of their propositions. We finally conclude that, despite the advancement in propositions for educational guidelines, both documents have limitations and weaknesses; however, if well applied, these guidelines can enrich geometry teaching in Brazil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino. 2. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PCN | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental Anos Finais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise documentária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | document analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
| Título: dc.title | A Geometria nos anos finais do ensino fundamental: dos PCN à BNCC | - |
| Título: dc.title | Geometry in the final years of elementary education: from the PCN to BNCC | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: