A Geometria nos anos finais do ensino fundamental: dos PCN à BNCC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Antonio Carlos de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Stefany Maria Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:26:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:26:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/295459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295459-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga o que se propõe para o ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental, segundo as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos traçar um histórico da geometria onde dissertamos sobre sua origem e evolução, transitando pelo desenvolvimento de seu ensino no Brasil até os dias atuais. Reconhecendo a importância da geometria no currículo de Matemática, o objetivo central desta pesquisa é analisar e comparar as diretrizes dos PCN e da BNCC, identificando suas convergências e divergências. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, utilizando a análise documental, que permite um exame detalhado das informações relevantes de ambos documentos e facilita a comparação de suas proposições. Concluímos, finalmente, que, apesar do avanço nas proposições para as diretrizes educacionais, ambos os documentos possuem limitações e fragilidades, entretanto, se bem aplicadas, estas diretrizes podem enriquecer o ensino de geometria no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis work investigates what is proposed for teaching geometry in the final years of elementary school, according to the guidelines contained in the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC). We seek to trace a history of geometry where we talk about its origin and evolution, going through the development of its teaching in Brazil until the present day. Recognizing the importance of geometry in the Mathematics curriculum, the central objective of this research is to analyze and compare the PCN and BNCC guidelines, identifying their convergences and differences. To achieve this, a qualitative methodology was adopted, using document analysis, which allows a detailed examination of the relevant information from both documents and facilitates the comparison of their propositions. We finally conclude that, despite the advancement in propositions for educational guidelines, both documents have limitations and weaknesses; however, if well applied, these guidelines can enrich geometry teaching in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino. 2.-
Palavras-chave: dc.subjectPCN-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental Anos Finais-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise documentária-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Palavras-chave: dc.subjectdocument analysis-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Título: dc.titleA Geometria nos anos finais do ensino fundamental: dos PCN à BNCC-
Título: dc.titleGeometry in the final years of elementary education: from the PCN to BNCC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.