Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Antonio de Padua Pithon | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Abbade, Joelcio Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Renato Antunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:38:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:38:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/295452 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/295452 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese – de natureza quantitativa e qualitativa – se debruça sobre o curso de Medicina como fator de mudança no Estilo de Aprendizagem (EA) de estudantes matriculados na Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FMB-Unesp). Para tanto, na parte quantitativa do trabalho investigou-se a mudança ou permanência dos EA ao início e ao final do curso de Medicina, aplicando o questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA) ao mesmo grupo de alunos nos anos de 2014 e 2019. Na parte qualitativa, realizou-se uma revisão integrativa de literatura, bem como, grupo focal com estudantes do 6º ano do curso de Medicina, matriculados no ano letivo de 2024, na FMB-Unesp. Na análise quantitativa- comparativa, constatou-se que todos os alunos apresentaram alterações na somatória de cada uma das escalas dos estilos, ainda que 29 alunos (54,7%) tenham permanecido com seu EA predominante e 24 alunos (45,3%) tenham modificado sua predominância de Estilo. A revisão integrativa, apontou que o Internato é um ponto de inflexão na formação médica, com alteração das preferências de EA dos estudantes de Medicina, entre os anos pré-clínicos e clínicos, dada à exigência de adaptação aos modos de ensino e às disposições do ambiente clínico. Por sua vez, o grupo focal, possibilitou refinamento na compreensão sobre o impacto da graduação em medicina nos EA, destacadamente no Internato, revelando fatores de mudança nas formas de viver e aprender dos alunos nesta fase do currículo médico. Defende-se assim a tese de que o curso de Medicina é um fator de mudança no EA dos alunos e propõe-se o uso da teoria dos EA em estratégias pedagógicas na formação médica, bem como, estudos futuros de natureza quantitativa e qualitativa na graduação em Medicina, na FMB-Unesp. | - |
Descrição: dc.description | This thesis – of quantitative and qualitative nature – focuses on the Medicine course as a factor of change in the Learning Style (LS) of students enrolled in the Botucatu School of Medicine of the São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (FMB-Unesp). To this end, in the quantitative part of the work, it investigated the change or permanence of LS at the beginning and end of the medical course, applying the Honey-Alonso questionnaire of learning styles (CHAEA) to the same group of students in the years 2014 and 2019. In the qualitative part, it carried out an integrative literature review, as well as a focus group with students from the 6th year of the Medicine course, enrolled in the academic year 2024, at FMB-Unesp. In the quantitative-comparative analysis, it was found that all students presented alterations in the sum of each of the style scales, although 29 students (54.7%) remained with their predominant Learning Style and 24 students (45.3%) changed their predominance of Style. In the Integrative Review, the literature pointed to the Internship as a turning point in medical education, where the LS preferences of medical students changed between the pre-clinical and clinical years due to the need to adapt to the teaching modes and the dispositions of the clinical environment. In turn, the focus group enabled refinement in the understanding of the impact of undergraduate medicine on LS, especially in the Internship, revealing factors of change in the ways of living and learning of students in this phase of the medical curriculum. Thus, the thesis that the Medicine course is a factor of change in the Learning Style of students is defended and the use of the Theory of Learning Styles in pedagogical strategies in medical education is proposed, as well as future studies of quantitative and qualitative nature in the undergraduate course in Medicine, at FMB-Unesp. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilos de Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Pedagógicas para o Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Styles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Strategies for Teaching | - |
Título: dc.title | Curso de medicina como fator de mudança no estilo de aprendizagem dos estudantes | - |
Título: dc.title | Medical school as a factor of change in students' learning style | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: