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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Piana, Maria Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Inaê Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:38:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:38:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/270752 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/270752 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo principal apresentar reflexões teóricas sobre o trabalho profissional de assistentes sociais na política de educação básica a partir da experiência de estágio curricular na educação básica no município de Franca/SP. A atuação de assistentes sociais na rede de educação básica municipal de Franca/SP foi contemplada na Resolução nº 006, de 2023, que regulamenta a Lei Federal nº 13.935, de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Nesse sentido, foi necessário aprofundar nos conhecimentos sobre o trabalho profissional de serviço social no âmbito da educação básica, bem como aproximar dos conflitos e tensões presentes no terreno contraditório da política de educação, que repercutem tanto no cotidiano escolar quanto nas condições de atuação e nas condições de trabalho dos/as profissionais de serviço social, especialmente no contexto do neoliberalismo. As problematizações propostas por Saviani foram pertinentes para a apreensão da estrutura e funcionamento da educação a partir das suas relações e determinações históricas e sociais, contribuindo também para reafirmar a necessidade de construirmos estratégias para a articulação entre conhecimento escolar e luta da classe trabalhadora. O percurso da pesquisa de abordagem qualitativa, que pretendeu aproximar do método materialista histórico-dialético no seu desenvolvimento, elencou a pesquisa teórica, revisão bibliográfica e documental, e relato de experiência. Os resultados apresentam que historicamente a política de educação brasileira tem sido utilizada como estratégia para manter a hegemonia do capital. Todavia, o trabalho coletivo, no qual a/o assistente social está incluída/o, tem potencial para afirmar a escola como espaço de luta da classe trabalhadora pela democratização do patrimônio da humanidade, essencial para o desenvolvimento das potencialidades humanas, construção do exercício de cidadania e construção de um novo projeto societário. Uma vez que as condições objetivas têm marcado o sentido e as condições de efetivação do trabalho e de materialização do projeto ético-político do serviço social, evidencia-se a importância de fortalecer os pressupostos éticos e políticos do projeto profissional. De forma que o domínio teórico contribua no aprimoramento da atuação profissional na educação básica afirmando uma concepção de educação como direito humano e social e situado no campo de proteção social. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio | - |
| Título: dc.title | O trabalho da/o profissional de Serviço Social na Educação Básica: experiência de estágio curricular no município de Franca/SP. | - |
| Título: dc.title | The work of Social Work professionals in Basic Education: curricular internship experience in the municipality of Franca/SP. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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