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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hirao, Hélio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Tarocchi, Carolina Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:21:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:21:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/269484 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/269484 | - |
| Descrição: dc.description | A decadência do sistema ferroviário no interior paulista transformou muitos espaços em hiatos na rede urbana. Sob o discurso do progresso, esses territórios são silenciosamente relegados ao abandono, classificados pela lógica capitalista como vazios, perigosos e improdutivos. No entanto, linhas desterritorializantes em constante movimento emergem nesses espaços, desafiando a cidade hegemônica e espetacular. Esses territórios tornam-se lugares de resistência tática, conflitos, pertencimento e memória, regidos por uma temporalidade própria, marcada pela lentidão. A pesquisa investiga dois complexos ferroviários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CP) em Bauru - SP, cidade fortemente moldada pelo seu entroncamento ferroviário. O estudo analisa as dinâmicas, vestígios e desvios desses espaços, explorando como linhas de ruptura influenciam novos processos de singularização. O desenvolvimento da pesquisa baseia-se no método da cartografia, fundamentado no pensamento rizomático de Deleuze e Guattari. O caminhar é adotado como procedimento metodológico, resgatando sua conexão com movimentos estéticos e artísticos, e se consolidando como uma forma de construção de um corpo sensível e vibrátil, capaz de apreender as diversas atmosferas urbanas. | - |
| Descrição: dc.description | The decline of the railway system in the interior of São Paulo has transformed many urban spaces into gaps within the urban network. Under the guise of progress, these territories are silently consigned to abandonment, classified by capitalist logic as empty, dangerous, and unproductive. However, deterritorializing lines in constant motion emerge within these spaces, challenging the hegemonic and spectacular city. These territories become places of deviation, resistance, conflict, belonging, and memory, governed by their own temporality, marked by slowness. The research investigates two railway complexes of the Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CP) in Bauru - SP, a city whose urban growth and identity discourse have been profoundly shaped by its railway junction. The study analyzes the dynamics and temporal traces of these spaces, exploring how deterritorializing lines influence new processes of singularization. The development of the research is based on the method of cartography, grounded in the rhizomatic thinking of Deleuze and Guattari. Walking is adopted as a methodological procedure, reclaiming its connection with aesthetic and artistic movements, consolidating itself as a way of constructing a sensitive and vibrant body capable of apprehending the diverse urban atmospheres. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Caminhar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio ferroviário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidade singular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Walking | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Railway heritage | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Singular city | - |
| Título: dc.title | Linha em movimento: cartografando atravessamentos pelo leito férreo de Bauru-SP | - |
| Título: dc.title | Moving line: charting intersections along the railway bed of Bauru-SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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