
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bazan, Rodrigo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Laura Cardia Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Ana Cláudia Pires | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:14:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:14:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/268981 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/268981 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) mantém-se como uma das principais causas de morbimortalidade mundial, com significativo impacto na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. A integração dos Cuidados Paliativos (CP) no manejo de pacientes com AVC tem se mostrado fundamental, especialmente em casos graves. O reconhecimento da importância dos CP levou à implementação de programas de treinamento em residências médicas de neurologia, porém seu impacto na prática clínica permanece pouco estudado. Metodologia: Realizou-se um estudo caso-controle no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), comparando desfechos de pacientes com AVC atendidos por residentes antes e após a implementação do ensino de CP. Utilizou-se o método Coarsened Exact Matching (CEM) para pareamento dos grupos, considerando idade, sexo, NIHSS na admissão, mRS prévio e fase do AVC. A amostra final incluiu 270 pacientes (141 no grupo pré-treinamento e 129 no grupo pós- treinamento). Foram analisados tempo de internação, práticas específicas de CP e desfechos clínicos. Resultados: Pacientes atendidos por residentes com treinamento em CP apresentaram redução significativa no tempo de internação total (mediana 6,0 vs 8,0 dias, p=0,002) e na Unidade de AVC (mediana 6,0 vs 7,0 dias, p<0,001). No subgrupo de pacientes com desfechos desfavoráveis (mRS 4-6), o treinamento em CP associou-se à redução no tempo de internação na UAVC (-3,58 dias, IC 95%: - 6,44 a -0,72, p=0,015). Não houve diferenças significativas no uso de opioides, suspensão de dieta ou solicitação de interconsultas para CP. O NIHSS na admissão foi o principal preditor de práticas paliativas em ambos os grupos. Conclusão: O treinamento em CP para residentes de neurologia mostrou impacto significativo na redução do tempo de internação, principalmente em pacientes com desfechos desfavoráveis. Contudo, não influenciou significativamente práticas específicas de CP, sugerindo que a integração efetiva dos CP requer uma abordagem mais abrangente, incluindo protocolos institucionais e trabalho multidisciplinar. Os resultados indicam que o treinamento em CP pode contribuir para uma gestão mais eficiente dos recursos hospitalares, embora seja necessário aprimorar a implementação de práticas paliativas específicas. | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: Stroke remains one of the leading causes of morbidity and mortality worldwide, with a significant impact on the quality of life of patients and their families. The integration of Palliative Care (PC) into the management of stroke patients has proven essential, particularly in severe cases. The recognition of the importance of PC has led to the implementation of training programs in neurology residency programs; however, its impact on clinical practice remains underexplored. Methodology: A case- control study was conducted at the Hospital das Clínicas, Faculty of Medicine of Botucatu (UNESP), comparing outcomes of stroke patients treated by residents before and after the implementation of PC training. The Coarsened Exact Matching (CEM) method was employed to match groups based on age, sex, NIHSS on admission, prior mRS, and stroke phase. The final sample included 270 patients (141 in the pre-training group and 129 in the post-training group). Length of hospital stay, specific PC practices, and clinical outcomes were analyzed. Results: Patients treated by residents with PC training demonstrated a significant reduction in total length of stay (median 6.0 vs. 8.0 days, p=0.002) and in the stroke unit (median 6.0 vs. 7.0 days, p<0.001). In the subgroup of patients with unfavorable outcomes (mRS 4–6), PC training was associated with a reduction in stroke unit length of stay (-3.58 days, 95% CI: -6.44 to - 0.72, p=0.015). No significant differences were observed in opioid use, dietary withdrawal, or PC consultations. Admission NIHSS was the main predictor of palliative practices in both groups. Conclusion: PC training for neurology residents had a significant impact on reducing hospital stay duration, particularly among patients with unfavorable outcomes. However, it did not significantly influence specific PC practices, suggesting that effective integration of PC requires a more comprehensive approach, including institutional protocols and multidisciplinary collaboration. The findings indicate that PC training can contribute to more efficient hospital resource management, although improvements in the implementation of specific palliative practices are necessary. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acidente Vascular Cerebral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tratamento paliativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palliative Care | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stroke | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residency Training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medical Education; Neurology | - |
| Título: dc.title | Ensino de cuidados paliativos em residência médica de neurologia e o impacto na internação de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) em unidade de AVC. | - |
| Título: dc.title | Teaching of palliative care in neurology residency and its impact on the hospitalization of stroke patients in a stroke unit. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: