
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Paliello, Renata Medeiros | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Milene Brandão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/261720 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/4128714755220141 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261720 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de permanência nos assentamentos rurais localizados nas fronteiras: Brasil (São Miguel do Iguaçu/Paraná – Assentamento Antônio Tavares) e o Paraguai (Santa Lucía/Itakyry – Assentamento Santa Lucía), considerando as semelhanças, diferenças e propostas disponibilizadas pelos estados brasileiro e paraguaio. A partir de Bourdieu, buscar-se-á delinear as estratégias de permanência adotadas pelos assentados e os fatores que as influenciam (políticos, sociais, culturais, econômicos e jurídicos): (1) as principais práticas/ações que contribuem para a permanência; (2) os fatores favoráveis e adversos; (3) os conflitos e negociações em curso; (4) as expectativas prévias à definição dessas estratégias; (5) a trajetória do acampamento ao assentamento; (6) a organização produtiva das famílias; e (7) a estrutura e a dinâmica dos assentamentos. As possibilidades fronteiriças interferem nas estratégias de permanência dos assentados tornando-se uma variável que se soma às demais. A relação entre local e transfronteiriço é por hipótese importante nos processos em curso, informando as estratégias de permanência nos assentamentos, possibilitando identificar características convergentes e divergentes entre eles. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to analyze the strategies for permanence in rural settlements located on the borders of Brazil (São Miguel do Iguaçu/Paraná – Antônio Tavares Settlement) and Paraguay (Santa Lucía/Itakyry – Santa Lucía Settlement), considering the similarities, differences and proposals made available by the Brazilian and Paraguayan states. Based on Bourdieu, the aim will be to outline the permanence strategies adopted by the settlers and the factors that influence them (political, social, cultural, economic and legal): (1) the main practices/actions that contribute to permanence; (2) the favorable and adverse factors; (3) the ongoing conflicts and negotiations; (4) the expectations prior to the definition of these strategies; (5) the trajectory from the encampment to the settlement; (6) the productive organization of the families; and (7) the structure and dynamics of the settlements. The border possibilities interfere in the permanence strategies of the settlers, becoming a variable that adds to the others. The relationship between local and transboundary is hypothetically important in ongoing processes, informing the strategies for remaining in the settlements, making it possible to identify convergent and divergent characteristics between them. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Fundiárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assentamentos Rurais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégia de Permanência na Terra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações Transfronteiriças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercosul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Land Policies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rural Settlements | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Land Permanence Strategy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cross-Border Relations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercosur | - |
| Título: dc.title | Assentamentos rurais na fronteira do Brasil e do Paraguai: Lutas sociais e estratégias de permanência | - |
| Título: dc.title | Rural settlements on the border between Brazil and Paraguay: Social struggles and strategies for permanence | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: