Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Rafael Teixeira | - |
Autor(es): dc.creator | Zornoff, Denise de Cássia Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Valle, Adriana Polachini do | - |
Autor(es): dc.creator | Matsumura, Cintia Yuri | - |
Autor(es): dc.creator | Breda Neto, Carlos Tadeu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:03:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:03:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/261669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261669 | - |
Descrição: dc.description | A Inovação sempre me remeteu à busca por resultados que se mostrem melhores através da combinação inédita de métodos, ferramentas, tecnologias, enfim, qualquer coisa que possa contribuir e alterar significativamente o status quo prévio. Usualmente, são apurados bons resultados, especialmente, quando essa combinação acontece na intersecção de domínios do conhecimento. É o caso da investigação e aplicação da inteligência artificial em ambientes educacionais, principalmente, na medicina. O guia elaborado pelo autor e seus co-autores mapeia de forma tangível as aplicações do ChatGPT da empresa OpenAI como catalisador da gamificação na academia, criando uma dinâmica envolvente, com feedback, desafios e atividades que fomentem a colaboração. As interações e iterações se mostram precisas, tanto para evidenciar os possíveis ganhos na utilização do ChatGPT, quanto em relação às suas limitações. Fica claro que o potencial é animador, a IA reage de forma consultiva, permite explorar e criar atividades em pouquíssimo tempo até mesmo para ‘'prompts'' bastante específicos e com graduação em relação ao grau de maturidade dos futuros participantes. Ao mesmo tempo que vivemos uma acentuada curva no interesse pela inteligência artificial, estamos apenas no início dessa era. Depois de quase sete décadas de amadurecimento, a IA vive uma revolução do ponto de vista do design com a inteligência artificial generativa. Podemos interagir com extrema facilidade com ferramentas como o ChatGPT, literalmente conversando com um poderoso instrumento que nos permite construir o que desejarmos. Estaremos cada vez menos ligados à execução de tarefas e mais focados em demandar cenários e analisar a viabilidade do que nos foi proposto. É exatamente isso que foi concretizado neste trabalho que servirá como verdadeiro guia para pesquisadores, docentes e acadêmicos no futuro. | - |
Formato: dc.format | 26 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | Conversando com chat GPT sobre gamificação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: