Conversando com chat GPT sobre gamificação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorDias, Rafael Teixeira-
Autor(es): dc.creatorZornoff, Denise de Cássia Moreira-
Autor(es): dc.creatorValle, Adriana Polachini do-
Autor(es): dc.creatorMatsumura, Cintia Yuri-
Autor(es): dc.creatorBreda Neto, Carlos Tadeu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:03:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:03:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/261669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261669-
Descrição: dc.descriptionA Inovação sempre me remeteu à busca por resultados que se mostrem melhores através da combinação inédita de métodos, ferramentas, tecnologias, enfim, qualquer coisa que possa contribuir e alterar significativamente o status quo prévio. Usualmente, são apurados bons resultados, especialmente, quando essa combinação acontece na intersecção de domínios do conhecimento. É o caso da investigação e aplicação da inteligência artificial em ambientes educacionais, principalmente, na medicina. O guia elaborado pelo autor e seus co-autores mapeia de forma tangível as aplicações do ChatGPT da empresa OpenAI como catalisador da gamificação na academia, criando uma dinâmica envolvente, com feedback, desafios e atividades que fomentem a colaboração. As interações e iterações se mostram precisas, tanto para evidenciar os possíveis ganhos na utilização do ChatGPT, quanto em relação às suas limitações. Fica claro que o potencial é animador, a IA reage de forma consultiva, permite explorar e criar atividades em pouquíssimo tempo até mesmo para ‘'prompts'' bastante específicos e com graduação em relação ao grau de maturidade dos futuros participantes. Ao mesmo tempo que vivemos uma acentuada curva no interesse pela inteligência artificial, estamos apenas no início dessa era. Depois de quase sete décadas de amadurecimento, a IA vive uma revolução do ponto de vista do design com a inteligência artificial generativa. Podemos interagir com extrema facilidade com ferramentas como o ChatGPT, literalmente conversando com um poderoso instrumento que nos permite construir o que desejarmos. Estaremos cada vez menos ligados à execução de tarefas e mais focados em demandar cenários e analisar a viabilidade do que nos foi proposto. É exatamente isso que foi concretizado neste trabalho que servirá como verdadeiro guia para pesquisadores, docentes e acadêmicos no futuro.-
Formato: dc.format26-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleConversando com chat GPT sobre gamificação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.