“Cada Lei, Uma Razão”: a Educação Antirracista e a mobilização dos Movimentos Negros para a efetivação da Lei 10.639/03 no interior de São Paulo.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rosicler Lemos da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Matheus de Jesus da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Helena Vitória da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:37:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:37:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/261650-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/5350684122666985-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0009-0003-4272-7726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261650-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga os desafios e avanços na implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar das escolas públicas. A pesquisa explora as raízes históricas que dificultam o acesso da população negra à educação no Brasil, destacando a atuação dos movimentos negros na promoção da legislação e relacionando-a com a experiência local no município de Franca (SP). A dinâmica local é abordada, evidenciando como o contexto de Franca reflete as dificuldades e os avanços na implementação da lei. A reflexão teórica oferece uma análise crítica sobre a alienação e construções de pensamento centrados na hierarquia racial de superioridade branca que produziu consensos no Brasil de exclusão racial. Para tal, as contribuições de pensadores como Fanon (2018) e Sueli Carneiro (2023) são fundamentais para a análise. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, com o apoio de autores como Gomes (2012), Borges (2016), Nascimento (2018) e Gonçalves (2018). Os resultados revelam os avanços e desafios nas políticas educacionais voltadas à promoção da equidade racial. A experiência de Franca exemplifica a continuidade da mobilização do movimento negro unificado de Franca (MONUF), com destaque para a atuação dos movimentos sociais junto ao conselho (COMDECON), bem como os esforços dos grupos de estudos e a colaboração de gestores escolares, que juntos têm promovido avanços significativos na implementação da lei, buscando uma formação antirracista nas escolas da rede pública.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Escolar-
Título: dc.title“Cada Lei, Uma Razão”: a Educação Antirracista e a mobilização dos Movimentos Negros para a efetivação da Lei 10.639/03 no interior de São Paulo.-
Título: dc.title“Each Law, A Reason”: Anti-Racist Education and the mobilization of Black Movements for the implementation of Law 10.639/03 in the interior of São Paulo.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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