Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Renata Junqueira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná - UFPR | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gandin, Rosangela Valachinski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:27:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:27:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/261569 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261569 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo que engloba saberes da Linguística e da Educação é “Apresentar a comunidade educacional uma metodologia de ensino da leitura e da produção de conto de aventura para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, consoante ao que consta na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)”. Para isso, foi analisada a classificação final que os textos escritos por 42 crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental receberam do grupo de professoras avaliadoras que, por sua vez, apoiaram-se no nível de desenvolvimento da escrita de Brandão e Spinillo (2001). A análise demonstrou que 71,43% das crianças tiveram avanço significativo na escrita criativa de conto de aventura, após: participarem das 19 atividades da proposta sequencial; escreverem uma versão inicial; e revisá-la 06 vezes. A partir disso, infere-se que a sequência didática Escrever Conto de Aventura é uma ferramenta pedagógica que apoiou o trabalho pedagógico em sala de aula fazendo com que as crianças aprendessem a ler e a escrever conto de aventura articulando análise linguística, análise literária, comportamento do escritor divulgada por Calkins (1989) e os tipos de autor de Bakhtin (2011); Para finalizar, a aplicação da sequência em sala de aula promoveu formação continuada para professoras participantes e foi bem aceita pelas crianças após comparação do texto da versão inicial com a versão final. Espera-se que outros pesquisadores desenvolvam sequências didáticas para o ensino e a aprendizagem de outros subgêneros literários | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conto de aventura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de texto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental – anos iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | - |
Título: dc.title | Conto de aventura e produção textual: proposta de ensino | - |
Título: dc.title | Adventure story and textual production: teaching proposal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: