Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salviano, Leandro Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Plácido, Guilherme Augusto Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:30:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:30:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/261380 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261380 | - |
Descrição: dc.description | The present work proposes the development of a data reduction methodology using descriptive and bivariate statistics for the battery interconnection ducts in the thermal management system of an electric bus operating in high-temperature environments. However, these vehicles are designed at European headquarters and may not be well-suited to the distinctive Brazilian and Latin America climate conditions. Therefore, data verification and validation are essential for operations in higher temperatures and solar radiation, which pose performance risks. The R language was used to analyze the extensive experimental data from road tests and to identify battery life-influencing parameters through Pearson’s and Spearman’s correlation. Preliminary estimates indicate that the presence of an insulator around the tubes, although it minimizes heat exchange through convection, can influence the heating of the coolant temperature due to solar radiation. In addition, the analysis of fluid dynamics and heat transfer data established boundary conditions for Computational Fluid Dynamics (CFD) simulations. Finally, this strategy’s coherence enables the development of virtualization tools on increasingly challenging problems, replication in similar applications, and reduces testing costs, mitigating environmental impact. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho propõe o desenvolvimento de metodologia de redução de dados utilizando estatística descritiva e bivariada para os dutos de interconexão das baterias no sistema de gerenciamento térmico de um ônibus elétrico operando em ambiente de alta temperatura. No entanto, esses veículos são projetados em matrizes europeias e podem não estar adequados as condições climáticas distintas do Brasil e América Latina. Assim, verificação e validação dos dados são essenciais para operações em altas temperaturas e radiação solar, as quais colocam o desempenho em risco. A linguagem R foi usada para analisar os extensos dados experimentais obtidos de testes em estrada e identificar parâmetros que influenciam a vida da bateria através das correlações de Pearson e Spearman. Estimativas iniciais indicam que a presença de um isolante ao redor dos tubos, embora minimiza a perda de calor por convecção, pode influenciar no aquecimento da temperatura do fluido refrigerante devido a radiação solar. Além disso, as análises dos dados da dinâmica do fluido e transferência de calor estabeleceu condições de contorno para simulação de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD). Por fim, a coerência desta estratégia permite o desenvolvimento de ferramentas de virtualização em problemas cada vez mais desafiadores, replicação em aplicações semelhantes e reduz os custos de testes, mitigando o impacto ambiental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data reduction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric bus. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thermal management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pearson’S and Spearman’S correlation | - |
Título: dc.title | Experimental data reduction using the statistical computing for analysis of the battery interconnection tubes circuit of an electric vehicle | - |
Título: dc.title | Redução de dados experimentais utilizando estatística computacional para análise do circuito de tubos de interconexão das baterias de um veículo elétrico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: