Cidade e aprendizagem: uma caminhada pela didática do cotidiano urbano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorPinto, Levi Fernando Vieira-
Autor(es): dc.creatorSalgado, Caique da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:15:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:15:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/261353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261353-
Descrição: dc.descriptionCaminhando pelas ruas da cidade, observamos a vida acontecendo e nos deparamos com situações que nos fazem refletir sobre nós mesmos e o mundo que percorremos. Nesse cenário, o presente trabalho tem por objetivo explorar a forma que a vivência na cidade atinge o terreno da aprendizagem, percorrendo as ruas do cotidiano, do pertencimento e da afetividade, que se cruzam neste terreno como as linhas de um mapa. É apresentada então a ideia de uma didática própria do cotidiano urbano, que se baseia em ideias de tradução e criação para pensar um ensino que abraça as diversas realidades que compõem o espaço escolar. A pesquisa parte do estudo de textos sobre as temáticas do cotidiano, cidade e educação, este último tendo foco na área de didática; além do resgate de referências sobre estes assuntos no universo da música, cinema e literatura. Com esse trabalho, conclui-se que a aprendizagem se aflora quando o ensino está contextualizado no cotidiano dos alunos e professores, revelando a potencialidade criativa dessa abordagem.-
Descrição: dc.descriptionWalking through the city streets, we watch life happening and see ourselves facing situations that make us reflect about our own life in this world we wander. Following this concept, this paper intends to explore the way the experience of city life reaches the territory of learning, walking through the streets of everyday life, the feeling of belonging and affection, which all cross each other like the lines in a map. Then it is presented the idea of a didactic of the urban everyday life, which is based on the concept of translation and creation to think about a form of teaching that embraces the different realities that make up the scholar quotidian. The research starts in a study of the themes of everyday life, city and education, with the last one focusing on the area of didactics; besides a look upon these subjects in music, cinema and literature. In conclusion, the process of learning emerges when the way of teaching is contextualized in the quotidian of students and teachers, revealing the creative power of this approach.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectCidades e vilas-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços públicos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleCidade e aprendizagem: uma caminhada pela didática do cotidiano urbano-
Título: dc.titleCity And Learning: A Walk Through The Didactics Of The Urban Everyday Life-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.