
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lotti, Luiz Henrique Dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:24:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:24:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/261346 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261346 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho propõe uma aproximação entre o conceito de opacidade, elaborado por Édouard Glissant, e o meio fotográfico, explorando como essa conexão pode ampliar as possibilidades de análise e interpretação no campo das artes visuais. Para isso, investigo como sujeitos negros utilizam a fotografia para construir e reivindicar suas autoimagens e subjetividades, desafiando as representações estereotipadas e reducionistas impostas pelo olhar eurocêntrico na cultura visual. A partir da análise de retratos históricos e práticas artísticas contemporâneas, examino como esses sujeitos articulam visibilidade e, por vezes, a recusa dela, para preservar sua subjetividade e complexidade. Além disso, o estudo dialoga com experiências no campo educativo, destacando a fotografia como um espaço de disputa cultural e construção de narrativas que ressignificam a representação negra na contemporaneidade. Sem a pretensão de oferecer respostas definitivas, a pesquisa apresenta a opacidade como uma ferramenta estética e analítica possível para repensar a leitura de imagens no contexto das artes visuais. | - |
| Descrição: dc.description | This study proposes an exploration of the relationship between the concept of opacity, as developed by Édouard Glissant, and photography, examining how this connection can expand possibilities for analysis and interpretation in the field of visual arts. To this end, I investigate how Black subjects use photography to construct and assert their self-images and subjectivities, challenging the stereotypical and reductive representations imposed by a Eurocentric gaze in visual culture. Through the analysis of historical portraits and contemporary artistic practices, I examine how these subjects navigate visibility and, at times, its refusal to preserve their subjectivity and complexity. Furthermore, the study engages with experiences in the educational field, highlighting photography as a space of cultural contestation and narrative construction that redefines Black representation in contemporary visual culture. Without aiming to provide definitive answers, the research presents opacity as a potential aesthetic and analytical tool for rethinking image interpretation within the context of visual arts. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e fotografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros na arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoimagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
| Título: dc.title | Opacidade e fotografia: investigando a representação visual de sujeitos negros | - |
| Título: dc.title | Opacity and photography: investigating the visual representation of black subjects | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: