Opacidade e fotografia: investigando a representação visual de sujeitos negros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLotti, Luiz Henrique Dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:24:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:24:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/261346-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261346-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe uma aproximação entre o conceito de opacidade, elaborado por Édouard Glissant, e o meio fotográfico, explorando como essa conexão pode ampliar as possibilidades de análise e interpretação no campo das artes visuais. Para isso, investigo como sujeitos negros utilizam a fotografia para construir e reivindicar suas autoimagens e subjetividades, desafiando as representações estereotipadas e reducionistas impostas pelo olhar eurocêntrico na cultura visual. A partir da análise de retratos históricos e práticas artísticas contemporâneas, examino como esses sujeitos articulam visibilidade e, por vezes, a recusa dela, para preservar sua subjetividade e complexidade. Além disso, o estudo dialoga com experiências no campo educativo, destacando a fotografia como um espaço de disputa cultural e construção de narrativas que ressignificam a representação negra na contemporaneidade. Sem a pretensão de oferecer respostas definitivas, a pesquisa apresenta a opacidade como uma ferramenta estética e analítica possível para repensar a leitura de imagens no contexto das artes visuais.-
Descrição: dc.descriptionThis study proposes an exploration of the relationship between the concept of opacity, as developed by Édouard Glissant, and photography, examining how this connection can expand possibilities for analysis and interpretation in the field of visual arts. To this end, I investigate how Black subjects use photography to construct and assert their self-images and subjectivities, challenging the stereotypical and reductive representations imposed by a Eurocentric gaze in visual culture. Through the analysis of historical portraits and contemporary artistic practices, I examine how these subjects navigate visibility and, at times, its refusal to preserve their subjectivity and complexity. Furthermore, the study engages with experiences in the educational field, highlighting photography as a space of cultural contestation and narrative construction that redefines Black representation in contemporary visual culture. Without aiming to provide definitive answers, the research presents opacity as a potential aesthetic and analytical tool for rethinking image interpretation within the context of visual arts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArte e fotografia-
Palavras-chave: dc.subjectNegros na arte-
Palavras-chave: dc.subjectAutoimagem-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Título: dc.titleOpacidade e fotografia: investigando a representação visual de sujeitos negros-
Título: dc.titleOpacity and photography: investigating the visual representation of black subjects-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.