Em busca dos sonhos: um registro pedagógico no processo de montagem teatral com crianças e jovens

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Vinicius Torres-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorHummel, Isabela de Almeida Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:00:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:00:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/261265-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261265-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho explora o processo de direção-pedagógica de uma peça, dentro do curso de teatro infantil do *****. O percurso se dá através da relação dialógica entre estudantes, professora e escola, dentro de elementos apresentados na análise-ativa de Stanislávski e outras práticas pedagógicas-teatrais, como de Augusto Boal, Ingrid Koudela, Peter Slade e Viola Spolin. Logo no início da trajetória, se encontra a vontade do grupo de alunos analisado neste trabalho de tratar sobre "sonhos", no sentido dos desejos de cada um, sendo eles concretos ou fantasiosos. Isso se torna um pilar para a pesquisa da turma durante a montagem, e também um fio condutor para essa escrita. Contemplando o estudo sobre sonhos, o espetáculo desenvolvido durante as aulas se baseia na história de "O Mágico de Oz", principalmente a partir do filme, de 1939, mas também buscando outras referências que partem da obra de L. Frank Baum, investigando os sonhos que atravessam a dramaturgia por meio dos seus personagens. Finalizando o processo em uma apresentação aberta ao público.-
Descrição: dc.descriptionThis work explores the pedagogical-directing process of a play within the children's theater course at *****. The path is shaped through a dialogical relationship between students, teacher, and school, incorporating elements from Stanislavski's active analysis and other pedagogical-theatrical practices, such as those of Augusto Boal, Ingrid Koudela, Peter Slade, and Viola Spolin. At the beginning of this journey, the group of students analyzed in this work expressed a desire to explore "dreams," in the sense of each one's aspirations, whether concrete or fantastical. This became a foundation for the group's research throughout the production, serving as a guiding thread for this writing as well. Reflecting on the study of dreams, the play developed during the classes is based on "The Wizard of Oz", primarily from the 1939 film adaptation, but also drawing from other references within L. Frank Baum’s original work, investigating the dreams that permeate the story through its characters. The process culminates in a public presentation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de interação em educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aspirações-
Título: dc.titleEm busca dos sonhos: um registro pedagógico no processo de montagem teatral com crianças e jovens-
Título: dc.titleIn search of dreams: a pedagogical record in the process of theatrical staging with children and youth-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.