O ensino do balé clássico: a importância da didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Maria Antonia Ramos de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorCarrasco, Ligia Bueno Zangali-
Autor(es): dc.creatorFrança, Vitória de Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:02:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:02:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/261198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261198-
Descrição: dc.descriptionO balé clássico é uma dança com diversas metodologias de ensino específicas e instrumentais, tendo uma concepção tradicional marcada pela disciplina e obediência, em que os alunos podem se sentir reprimidos e, por vezes, desmotivados a continuarem. A partir deste fato, partimos do pressuposto que um saber específico sobre a técnica clássica não seria suficiente para o ensino dessa tão bela arte. Este trabalho apresenta, assim, uma reflexão acerca da necessidade da Didática no ensino de balé. Entendemos que, como em todas as situações de ensino e aprendizagem, há a necessidade de o professor de balé desenvolver saberes específicos acerca do “como ensinar” e não apenas “do quê” ensinar. Nosso objetivo geral foi identificar e compreender os conceitos da didática e sua importância para o processo de ensino aprendizagem para a formação de um professor de balé clássico, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e delineamento bibliográfico, buscamos compreender esta importância e discorrer sobre ela a partir de outras pesquisas já realizadas no campo. O resultado desta pesquisa mostrou que a concepção da Pedagogia Tradicional ainda cerca as aulas de balé, e que é necessário repensar a formação formal na dança, visto que para uma melhora no ensino-aprendizagem, a didática e a preocupação em constituir saberes específicos para o ensino de balé são indispensáveis para o professor. Está aí o início de importantes mudanças paradigmáticas na busca pela qualificação dos processos de ensino e aprendizagem também no balé.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectBalé clássico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleO ensino do balé clássico: a importância da didática-
Título: dc.titleTeaching classical ballet: the importance of didactics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.