Mise en scène au théâtre: a comicidade nas peças "L’avare" (1668), de Molière; e em "O santo e a porca" (1957), de Ariano Suassuna

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCallipo, Daniela Mantarro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Cláudia Trindade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:05:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:05:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/261098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261098-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende estabelecer uma comparação entre as peças teatrais L’avare (1668), de Molière; e O santo e a porca (1657), de Ariano Suassuna – no intuito de analisar como se constitui a comicidade em cada uma dessas narrativas e sob quais condições se promove a singularização de traços de risos nelas presentes. Para tanto, parte-se da compreensão clássica de cômico de Bergson (1983), Bakhtin (1999) e de Propp (1992), os quais o entendem como um fenômeno social e historicamente construído. Além disso, as referências teóricas da Literatura Comparada, amparadas pelas noções de intertextualidade e dialogismo orientaram a construção de categorias de análise, possibilitando uma interrelação constante entre tais obras. Embora o cômico seja o elemento constituinte de ambas, o presente estudo confirma que ele se dá de forma singular em cada uma; tanto pela incorporação de traços das diferentes situações, quanto pelo contexto das produções e também por conta da visão de mundo dos autores.-
Descrição: dc.descriptionCette recherche vise à établir une comparaison entre les pièces de théâtre – L’Avare (1668), de Molière; et O santo e a porca (1957), d'Ariano Suassuna – dans le but d'analyser comment la comicité se constitue dans chacune de ces récits et dans quelles conditions est favorisée la singularisation des traces de rire présentes dans ceux-ci. Pour ce faire, nous partons de la compréhension classique du concept comique de Bergson (1983), Bakhtin (1999) et Propp (1992), qui le comprennent comme un phénomène socialement et historiquement construit. Par ailleurs, les références théoriques de la littérature comparée, appuyées par les notions d'intertextualité et de dialogisme, ont contribué à construire les catégories d'analyse, permettant une interrelation constante entre ces œuvres. Bien que le comique soit l’élément constitutif des deux, la présente étude confirme qu’il se produit de manière unique dans chacune; tant par tant par l'incorporation de traits provenant de différentes situations, que par le contexte des productions et aussi e aussi en raison de la vision du monde des auteurs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada - Brasileira e francesa-
Palavras-chave: dc.subjectMolière, 1622-1673-
Palavras-chave: dc.subjectSuassuna, Ariano, 1927-2014-
Palavras-chave: dc.subjectThéâtre-
Palavras-chave: dc.subjectComicité-
Palavras-chave: dc.subjectLittérature Comparée-
Título: dc.titleMise en scène au théâtre: a comicidade nas peças "L’avare" (1668), de Molière; e em "O santo e a porca" (1957), de Ariano Suassuna-
Título: dc.titleMise en scène au théâtre: la comicité dans les pièces "L’avare" (1668) de Molière et dans "Le saint et la truie" (1957) d’Ariano Suassuna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.