Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Antônio Suárez | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Chan, Adriano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:39:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:39:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/261091 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-9713-2039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/261091 | - |
Descrição: dc.description | Nesse trabalho, vamos apontar dificuldades que os professores encontram ao montarem seu projeto didático para criar narrativas metalinguísticas que nortearão cognitivamente a produção de redações de vestibulares. Com isso, proporemos alguns caminhos de reflexão para uma nova proposta de ensino de textos para alunos de ensino médio. Trata-se de uma reflexão desenvolvida a partir de uma prática empírica desenhada ao longo de 20 anos de magistrado. Os objetivos dessa tese são (a)oferecer uma reflexão a professores que estão à frente das trincheiras das salas de aulas, (b) propor novas indagações, questionando os modelos pedagógicos dominantes (c) a fim de otimizar o ensino de redação sem modelos fechados. As propostas para os problemas levantados incluem (1) a análise de vestibulares que usam a grade da Vunesp, (2) a discussão sobre a pedagogia de repertório de bolso e (3) a necessidade de repensar as práticas de ensino para dialogar com as dificuldades específicas da geração Z no aprendizado e na articulação de seus saberes enciclopédicos. As principais fontes bibliográficas utilizadas no texto incluem obras de Barthes (1984), Chartier (2002), Borges (1977), além de autores de linguística cognitiva como Lakoff e Johnson (1980), Fauconnier e Turner (2002) e Tomasello (2003). Muito desse trabalho prático foi desenvolvido a partir das reflexões de Abreu (2002, 2018, 2022, 2023a e 2023b), Barros (1996), Neves (1997, 1998) e Koch e Tavaglia (1990). Palavras-chave: vestibular, ensino de redação, pedagogia, linguística textual, linguística cognitiva. | - |
Descrição: dc.description | In this work, we will point out the difficulties that teachers encounter when they are developing their strategies to build up metalinguistic narratives that will cognitively guide their students in the production of essays for college admission exams. Hence, we will propose some solutions towards a new approach to train high school students to write their essays more accurately and more precisely. This reflection comes from an empirical practice tested for 20 years of experience. The goals of this thesis are (a) to offer a reflection for teachers who are at the forefront of classrooms, (b) proposing new inquiries and criticisms to the dominant pedagogical models, (c) and optimizing the teaching of composition writing without closed models. The proposals for the raised problems include (1) the analysis of tests used by admission exams that follow the Vunesp grading system, (2) the discussion about the pocket repertoire pedagogy, (3) and the need to rethink teaching practices to address the specific difficulties of Generation Z to access their encyclopedical knowledge. The main bibliographic sources used in the text include works by Barthes (1984), Chartier (2002), as well as authors of cognitive linguistics such as Lakoff and Johnson (1980), Fauconnier and Turner (2002), and Tomasello (2003). Much of this practical work was developed after the works of Abreu (2002, 2018, 2022, 2023a, and 2023b), Barros (1996), NEVES (1997, 1998), and Koch and Tavaglia (1990). Keywords: admission exams, writing, teaching, pedagogy, textual linguistics, cognitive linguistics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | VUNESP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de redação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Admission exams | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textual linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive linguistics | - |
Título: dc.title | A narratividade no aprendizado e na produção de redações para vestibulares da VUNESP | - |
Título: dc.title | The narrativity in the process of learning how to write essays for college admissions by VUNESP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: