Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fazano, Mariangela Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:39:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:39:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260932 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260932 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa investiga a necessidade de reformulação dos métodos de ensino no Ensino Superior, considerando que somente abordagens pedagógicas tradicionais já não atendem às demandas de formação exigidas pelo mercado de trabalho contemporâneo. Identifica-se como desafio recorrente a fragmentação dos conteúdos, que compromete a integração do conhecimento e a construção de uma aprendizagem significativa. Diante desse cenário, o objetivo central deste estudo é analisar como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), fundamentada na abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), pode contribuir para a promoção de práticas interdisciplinares e inovadoras no Ensino Superior. A pesquisa concentra-se na aplicação dessa abordagem no sétimo termo do curso de Publicidade e Propaganda, tendo como objeto de análise o Projeto Vira Galo. Busca-se, assim, estabelecer critérios para o desenvolvimento de projetos na área, delinear estratégias pedagógicas orientadas pela ABP em uma perspectiva CCS e acompanhar as práticas dos estudantes, analisando sua articulação com a interdisciplinaridade e seus impactos no processo formativo. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza exploratória, que combina pesquisa de campo e pesquisa documental. O método inclui a realização de um Grupo Focal, que possibilita a coleta de dados qualitativos e a participação ativa dos sujeitos envolvidos, favorecendo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas no contexto investigado. Os resultados preliminares indicam que a adoção da metodologia ABP, quando estruturada de forma interdisciplinar e contextualizada, favorece o desenvolvimento de competências essenciais à formação acadêmico-profissional dos estudantes. Observa-se maior autonomia no aprendizado, engajamento no processo de ensino e a capacidade de desenvolver soluções inovadoras para desafios reais da área de Publicidade e Propaganda. Conclui-se que a integração entre teoria e prática, mediada por metodologias ativas, constitui um fator determinante para a qualificação dos processos formativos no Ensino Superior. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the need to reform higher education teaching methods, considering that traditional pedagogical approaches no longer meet the training demands required by the contemporary job market. A recurring challenge is the fragmentation of content, which compromises knowledge integration and the construction of meaningful learning. Given this scenario, the central objective of this study is to analyze how the active methodology Project-Based Learning (ABP), based on the Constructionist, Contextualized, and Meaningful (CCS) approach, can contribute to promoting interdisciplinary and innovative practices in higher education. The research focuses on the application of this approach in the seventh semester of the Advertising and Publicity program, analyzing the Vira Galo Project as a case study. Thus, the study seeks to establish criteria for project development in the field, outline pedagogical strategies guided by PBL within a CCS perspective, and monitor student practices, analyzing their connection with interdisciplinarity and its impacts on the learning process. Methodologically, this is an exploratory study that combines field research and documentary research. The methodology includes the conduction of a Focus Group, enabling the collection of qualitative data and the active participation of the subjects involved, allowing for an in-depth analysis of pedagogical practices in the investigated context. Preliminary results indicate that adopting the PBL methodology, when structured in an interdisciplinary and contextualized manner, enhances the development of essential competencies for students’ academic and professional training. Increased autonomy in learning, engagement in the teaching process, and the ability to develop innovative solutions for real challenges in the field of Advertising and Publicity have been observed. It is concluded that the integration of theory and practice, mediated by active methodologies, is a determining factor in improving higher education training processes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem construcionista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualizada e significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade e propaganda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructionist | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualized, and meaningful approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Advertising and publicity | - |
Título: dc.title | Proposta interdisciplinar para práticas pedagógicas inovadoras no curso de publicidade e propaganda | - |
Título: dc.title | Interdisciplinary proposal for innovative pedagogical practices in the advertising and propaganda course | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: