Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yamada, Thaís Regina Ueno | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jamille Rita Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:16:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:16:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260808 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260808 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o percurso histórico da animação em stop-motion voltada para as produções cinematográficas com bonecos articulados, desde os primórdios dos dispositivos ópticos até as animações do século XXI. A pesquisa também apresenta um estudo sobre o uso da linguagem artística do stop-motion como um recurso pedagógico junto a construção de uma sequência didática como material de apoio ao docente, voltada para os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa é de caráter metodológico qualitativo, baseada em uma abordagem bibliográfica, da qual é delineada pela seguinte pergunta: Como o estudo sobre a técnica do stop-motion e a sua utilização como um recurso pedagógico pode contribuir para o ensino de Artes e influenciar na aprendizagem dos estudantes? Como forma de aproximação da realidade dos estudantes e contribuição na investigação dessa técnica de animação, a sequência didática implementa as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como um apoio na produção prática. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to present a historical analysis of stop-motion animation focused on productions featuring articulated puppets, from the early days of optical devices to 21st-century animations. The research also examines the use of stop-motion's artistic language as a pedagogical tool, along with the construction of a teaching sequence as a support material for teachers, targeting 5th-grade elementary students. This qualitative research is based on a bibliographic approach, guided by the following question: How can the study of stop-motion techniques and its use as a pedagogical resource contribute to art education and influence student learning? To bridge the gap between students' reality and facilitate the investigation of this animation technique, the teaching sequence incorporates Information and Communication Technologies (TIC) as a support for practical production. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stop-motion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and audiovisual | - |
Título: dc.title | Stop-motion : uma linguagem artística como recurso pedagógico para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I | - |
Título: dc.title | Stop - motion : an artistic language as a pedagogical resource for students in the 5th year of Elementary School I | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: