O role-playing como ferramenta para o desenvolvimento do juízo moral na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLepre, Rita Melissa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Fabiana Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/260770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260770-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação teve como objetivo investigar o desenvolvimento do juízo moral em 22 crianças de 4 a 6 anos, que frequentam a Educação Infantil, utilizando a técnica de role-playing. A pesquisa se fundamentou na teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget, a qual propõe que os seres humanos construam seu juízo moral por meio de um caminho psicogenético ao longo da vida. O role-playing, que envolve a simulação de papéis em situações sociais hipotéticas, foi analisado como uma ferramenta pedagógica para fomentar esse desenvolvimento. Os resultados revelaram que o role playing pode ser uma abordagem eficaz para promover o progresso do juízo moral nas crianças, incentivando a empatia, o pensamento crítico e a habilidade de considerar múltiplas perspectivas. A dissertação concluiu que a prática regular de role-playing em contextos educacionais pode contribuir significativamente para o desenvolvimento moral dos alunos ao proporcionar uma experiência prática que complementa a teoria e promove a internalização de princípios éticos mais avançados. O produto educacional proposto foi a elaboração de uma caixa com fichas instrucionais, para aplicação de diferentes role-playing com temas diversos, que incentivem a reflexão da criança e do grupo.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aimed to investigate the development of moral judgment in 22 children aged 4 to 6 who attend early childhood education, using the role-playing technique. The research was grounded in Jean Piaget's theory of moral development, which proposes that human beings construct their moral judgment through a psychogenetic process throughout life. Role-playing, which involves simulating roles in hypothetical social situations, was analyzed as a pedagogical tool to foster this development. The results revealed that role-playing can be an effective approach to promoting the progress of moral judgment in children, encouraging empathy, critical thinking, and the ability to consider multiple perspectives. The dissertation concluded that the regular practice of role-playing in educational contexts can significantly contribute to students' moral development by providing practical experiences that complement theory and promote the internalization of more advanced ethical principles. The proposed educational product was the creation of a box with instructional cards for the application of different role-playing scenarios on various themes, encouraging reflection among the children and the group.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento do juízo moral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectJean Piaget-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Moral-
Palavras-chave: dc.subjectRole-Playing-
Palavras-chave: dc.subjectMoral judgment development-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectMoral Education-
Título: dc.titleO role-playing como ferramenta para o desenvolvimento do juízo moral na educação infantil-
Título: dc.titleRole-playing as a tool for the development of moral judgment in early childhood education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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