Videoarte Educação: uma proposta de inclusão da tecnologia nas aulas de artes no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Regilene Aparecida Sarzi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMoura, Manassés Vieira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:25:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:25:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/260696-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://lattes.cnpq.br/3995941500787148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260696-
Descrição: dc.descriptionA educação e o ensino das artes têm sido campos de transformações constantes, acompanhando o avanço da história e da sociedade. A inclusão da tecnologia no ensino é um dos principais fatores de mudança no século XXI. Garantir que os estudantes compreendam conceitos tecnológicos básicos tornou-se cada vez mais urgente em todos os campos relacionados à educação. Por isso, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência pedagógica que promove o estudo da arte do vídeo como forma de integrar a tecnologia às aulas de arte no Ensino Médio. Para tanto, será adotado um aporte metodológico que consiste nos seguintes procedimentos: (a) levantamento bibliográfico sobre videoarte na escola; (b) pesquisa qualitativa sobre o uso de multimídias e tecnologias em três escolas de Bauru, buscando compreender como as tecnologias estão sendo implementadas no ensino; (c) curadoria de vídeos em redes sociais como YouTube, TikTok e Instagram, com o objetivo de explorar estratégias para selecionar e apresentar conteúdos audiovisuais de maneira crítica e contextualizada; e (d) desenvolvimento de uma sequência didática sobre o uso do vídeo, integrando materiais de redes sociais, como TikTok e Instagram — amplamente presentes na vida dos estudantes — aos estudos do audiovisual no ensino de artes no Ensino Médio. Através deste estudo, foi apresentada uma sequência pedagógica sobre o uso de vídeos em sala de aula enquanto ferramenta de auxílio a docentes e futuros na abordagem de temas, como o audiovisual e a videoarte. Além disso, a pesquisa qualitativa demonstrou que as escolas estaduais de Bauru possuem uma distribuição ampla de aparelhos, como notebooks, tablets e televisores. Também identificou-se que a maioria dos estudantes possuem celulares smartphones. A partir destes dados, foi possível constatar a possibilidade da aplicação da sequência desenvolvida em sala de aula pelos docentes.-
Descrição: dc.descriptionEducation and the teaching of the arts have been fields of constant transformation, accompanying the advancement of history and society. The inclusion of technology in teaching is one of the main factors of change in the 21st century. Ensuring that students understand basic technological concepts has become increasingly urgent in all fields related to education. Therefore, this work aims to develop a pedagogical sequence that promotes the study of video art as a way of integrating technology into art classes in high school. To this end, a methodological approach will be adopted that consists of the following procedures: (a) bibliographical survey on video art in schools; (b) qualitative research on the use of multimedia and technologies in three schools in Bauru, seeking to understand how technologies are being implemented in teaching; (c) curation of videos on social networks such as YouTube, TikTok and Instagram, with the aim of exploring strategies for selecting and presenting audiovisual content in a critical and contextualized manner; and (d) development of a teaching sequence on the use of video, integrating materials from social networks such as TikTok and Instagram — widely present in students’ lives — with audiovisual studies in high school arts education. Through this study, a teaching sequence was presented on the use of videos in the classroom as a tool to help teachers and future teachers in approaching topics such as audiovisual and video art. In addition, the qualitative research demonstrated that state schools in Bauru have a wide distribution of devices, such as notebooks, tablets, and televisions. It was also identified that most students have smartphones. Based on these data, it was possible to confirm the possibility of applying the sequence developed in the classroom by teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVideoarte-
Palavras-chave: dc.subjectArte-educação-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectArte do vídeo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectVideo art-
Palavras-chave: dc.subjectArt education-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleVideoarte Educação: uma proposta de inclusão da tecnologia nas aulas de artes no Ensino Médio-
Título: dc.titleVideoart Education: a proposal to include technology in arts classes in high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.