Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dionísio, Gustavo Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fascina, Diego Luiz Miiller | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:22:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:22:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260672 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260672 | - |
Descrição: dc.description | O presente ensaio de pós-doutoramento intenciona analisar, de modo comparado, as letras de músicas de Cazuza (1958-1990) e de Renato Russo (1960-1996), os mais significativos atores do rock brasileiro dos anos 1980, sob a égide do materialismo lacaniano, proposto pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek. O foco recai, sobretudo, na maneira em que os eu-líricos lidam com os impasses causados pela relação estabelecida com o objeto causa de desejo, na gramática lacaniana compreendido, também, como objeto a. A partir dessa relação, serão analisadas as principais temáticas que perpassam pelas obras de ambos, a citar: o amor e a relação sexual, a política, a sociedade, as questões de vida e morte, a presença metafórica da AIDS, e a(s) identidade(s) do eu lírico. Conclui-se que, no circuito da pulsão, o eu lírico de Cazuza fracassa o alvo, reinicia outra movimentação, sempre em busca de novo amor, novas transgressões, visões cada vez mais críticas a respeito de política e sociedade brasileira, não fazendo concessões a religião, estruturas sociais e, em uma espécie de autodestruição que a jouissance prevê, e em hipótese alguma concede privilégios a si. Já o eu lírico de Renato Russo usa o estratagema do melancólico: o circuito da pulsão é fraturado: o objeto a não é a meta, pois ele é entendido como perdido e há poucos sinais de jouissance, pois o eu lírico não se aventura pelos meandros da busca pelo seu objeto de desejo. | - |
Descrição: dc.description | This post-doctoral essay intends to analyze, in a comparative way, the song lyrics of Cazuza (1958-1990) and Renato Russo (1960-1996), the most significant actors of Brazilian rock in the 1980s, under the aegis of Lacanian materialism, proposed by the Slovenian philosopher Slavoj Žižek. The focus falls, above all, on the way in which the eu-lyrics deal with the impasses caused by the relationship established with the object cause of desire, in Lacanian grammar also understood as object a. From this relationship, the main themes that permeate the works of both will be analyzed, namely: love and sexual relations, politics, society, issues of life and death, the metaphorical presence of AIDS, and the identity(ies) of the lyrical self. It is concluded that, in the circuit of drive, Cazuza's lyrical self fails the target, restarts another movement, always in search of new love, new transgressions, increasingly critical views regarding Brazilian politics and society, making no concessions to religion, social structures and, in a kind of self-destruction that jouissance predicts, and under no circumstances grants privileges to itself. Renato Russo's lyrical self uses the melancholic's stratagem: the drive circuit is fractured: object a is not the goal, as it is understood as lost and there are few signs of jouissance, as the lyrical self does not venture into the intricacies of the search for its object of desire. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cazuza, 1958-1990 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Russo, Renato, 1960-1996 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialismo Lacaniano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zizek, Slavoj, 1949- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lacanian Materialism | - |
Título: dc.title | Os impasses com o objeto (perdido) de desejo : as obras de Cazuza e de Renato Russo | - |
Título: dc.title | The impasses with the (lost) object of desire : the works of Cazuza and Renato Russo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: