Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Del Ré, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pallamin, Laura Pinheiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:20:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:20:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260370 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260370 | - |
Descrição: dc.description | Uma das atuais demandas das Instituições de Ensino Superior é promover e divulgar os conhecimentos e as pesquisas científicas desenvolvidas dentro do ambiente universitário para toda a sociedade, desmistificando crenças e promovendo a acessibilidade do conhecimento científico. Tendo isso em mente, as Profas. Dras. Alessandra Del Ré (UNESP-FCLAr) e Christelle Dodane (Université Sorbonne Nouvelle), com a colaboração dos membros dos grupos GEALin-UNESP e NALíngua-CNPq, criaram a exposição “A criança na língua: passo a passo”. A partir de 2023, procurando expandir o público-alvo, compreendeu-se a necessidade da criação de diferentes materiais de apoio, com ênfase em apostilas que dividem o percurso para cada faixa etária. Para entender como os principais públicos interagem na exposição, foi feito um levantamento dos perfis dos visitantes, baseados na triangulação de dados (Santos, K. da S. et al., 2020). Os resultados finais revelam, a partir dos formulários, os perfis sociais e culturais dos principais visitantes e suas percepções sobre a exposição. Além disso, foi possível compreender como ocorrem as interações discursivas entre monitores e visitantes em um espaço museológico. Essa monografia, portanto, reforça a importância de compreender e dialogar com o público de uma exposição, e exemplifica como a escolha discursiva influencia a construção de sentido de visitantes em um espaço museológico. | - |
Descrição: dc.description | One of the current demands of Higher Education Institutions is to promote and disseminate knowledge and scientific research to society at large, demystifying beliefs and promoting the accessibility of scientific knowledge. With this in mind, Professors Alessandra Del Ré (UNESP-FCLAr) and Christelle Dodane (Université Sorbonne Nouvelle), in collaboration with members of the GEALin-UNESP and NALíngua-CNPq groups, created the exhibition “A criança na língua: passo a passo”. In 2023, it was identified the need to create different support materials to expand the target audience. To understand how the main audiences interact with the exhibition, research on visitor profiles was conducted, based on data triangulation (Santos, K. da S. et al., 2020). The final results reveal, through a questionnaire, the social and cultural profiles of the main visitors and their perceptions of the exhibition. Additionally, it was possible to understand how interactions occur between monitors and visitors in a museum space. Therefore, this thesis emphasizes the importance of understanding and engaging with the exhibition's audience and illustrates how discursive choices influence the meaning-making process of visitors in a museum setting. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Triangulação de Dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exposição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação Científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language Acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data Triangulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific Divulgation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exposition | - |
Título: dc.title | Integração entre universidade e sociedade: um estudo sobre a exposição “A criança na lingua: passo a passo” | - |
Título: dc.title | Integration between university and society: a study on the exposition “A criança na lingua: passo a passo” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: