AAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!: uma experiência educativa com o 9° ano A

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Carlos Eduardo Riccioppo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kathleen Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:30:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:30:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/260310-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260310-
Descrição: dc.descriptionNa era do TikTok, sped-up versions de músicas e memes cada vez mais nichados, é inegável o impacto das redes sociais e da cultura de massas na formação de identidade, senso crítico, estética, e capacidade de atenção de crianças e adolescentes. Dessa forma, nosso dever como (arte)educadores é nos adaptar a essas novas condições: utilizar uma cultura que incentiva a homogeneização de pensamentos e superficialidade a nosso favor, e não condená-la; ver isso como uma porta de entrada e vinculação ao mundo dos alunos. Este trabalho teve como objetivo a formulação, aplicação e análise de uma sequência didática que une a indústria cultural ao ensino de arte, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de artes, com base na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. A sequência didática foi aplicada com alunos do 9º ano da EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, no centro de São Paulo.-
Descrição: dc.descriptionIn the age of TikTok, sped-up versions of songs, and increasingly niche memes, theimpact of social media and mass culture on the formation of identity, critical thinking,aesthetics, and attention span in children and teenagers is undeniable. As such, ourduty as (art)educators is to adapt to these new conditions: to use a culture thatencourages the homogenisation of thoughts and superficiality to our advantage, andnot condemn it; to see it as a gateway and link to the students’ world. The aim of thisessay was to formulate, apply and analyze a lesson plan that links mass culture withart education, promoting the development of critical thinking in art teaching, based onAna Mae Barbosa's triangular approach. The lesson plan was applied to 9th gradestudents at EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, located in downtown São Paulo-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/260307-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Título: dc.titleAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!: uma experiência educativa com o 9° ano A-
Título: dc.titleAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!: an educational experience with 9th grade A-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.