Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yamada, Thaís Regina Ueno | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Jorge, Marina Gazza Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:37:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:37:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260223 | - |
Descrição: dc.description | O estudo dirigido neste trabalho de conclusão de curso acerca da utilização de mangás como recurso pedagógico no ensino de Artes traça caminhos e estudos que permeiam não apenas o mangá na atualidade, como também resgata a arte da cultura Japonesa desde o Período Heian, a fim de entender e analisar a evolução dessa linguagem ao longo dos séculos. Também visa adentrar em análises sobre a utilização de quadrinhos japoneses nas mais diversas áreas da educação, como biológicas, exatas e, principalmente, humanas. A partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, busca-se responder à pergunta: podem os mangás serem utilizados como recurso pedagógico no ensino de Artes? Como uma forma artístico-linguística, o mangá ainda vem sendo pouco explorado no ensino de Artes por arte-educadores, portanto, reitera-se a importância do estudo e uso deste elemento cultural japonês para atingir diversas competências e habilidades de Artes no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais e, não menos importante, no Ensino Médio. A investigação busca revelar as potencialidades do mangá para o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo um ensino mais dinâmico e inclusivo. | - |
Descrição: dc.description | The study presented in this thesis examines the use of manga as a pedagogical tool in teaching Arts, exploring approaches and studies that encompass not only contemporary manga but also Japanese art history, tracing back to the Heian Period. This analysis seeks to understand and investigate the evolution of this visual language over the centuries. Additionally, it includes an in-depth look at how Japanese comics are used in various educational fields, including the biological and exact sciences, with a primary focus on the humanities. It also aims to delve into analyses of the use of Japanese comics in various educational fields such as biological, exact, and predominantly human sciences. Through qualitative bibliographic research, the study seeks to answer the question: can manga be used as a pedagogical resource in Art education? As an artistic-linguistic form, manga is still underexplored in Art education by art educators. Therefore, this study emphasizes the importance of incorporating this cultural element into teaching to foster multiple competencies and skills within Arts for Elementary School (early and late years) and, equally importantly, in High School. The investigation seeks to reveal the potential of manga for developing competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC), promoting more dynamic and inclusive education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mangá (Histórias em quadrinhos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte japonesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Mangá: uma proposta de uso de quadrinhos japoneses como recurso pedagógico no ensino de Artes | - |
Título: dc.title | Manga: a proposal for using Japanese comics as a pedagogical resource in teaching Arts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: