Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dick, Maurício Elias Klafke | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gegeane Higino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:41:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:41:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260090 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260090 | - |
Descrição: dc.description | O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH, está associado a prejuízos nas principais atividades da vida, particularmente no funcionamento ocupacional, impactando nas funções executivas, como o gerenciamento do tempo, organização, auto-gerenciamento, planejamento, iniciar e concluir tarefas. Tendo em vista a importância das habilidades organizacionais em todas as áreas da vida, incluindo profissional, social e acadêmica e as contribuições do design centrado no usuário para a acessibilidade digital, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma que considere as necessidades de pessoas com TDAH em atividades relacionadas ao planejamento e gerenciamento de tarefas. Para tal, utilizou-se a metodologia do duplo diamante (Design Council, 2019) complementada pelo framework de Garrett (2011). O resultado foi uma plataforma de planejamento chamada Dopa, que visa promover o desenvolvimento de habilidades organizacionais e de foco, contando com funcionalidades que facilitam o acompanhamento contínuo do progresso pessoal, em uma solução de planejamento que se adapta às necessidades específicas das pessoas com TDAH. | - |
Descrição: dc.description | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is associated with impairments in essential life activities, especially occupational functioning, affecting executive functions such as time management, organization, self-regulation, planning, and the ability to start and complete tasks. Given the importance of organizational skills across professional, social, and academic areas, and the contributions of user-centered design to digital accessibility, this project aimed to develop a platform tailored to the needs of individuals with ADHD in planning and task management activities. For this, the Double Diamond methodology (Design Council, 2019) was used, complemented by Garrett's framework (2011). The result was a planning platform called Dopa, which promotes the development of organizational and focus skills by providing features that facilitate ongoing personal progress tracking, in a solution that adapts to the specific needs of people with ADHD. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design de interfaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de tarefas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDAH | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interface design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Application | - |
Palavras-chave: dc.subject | Task management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Título: dc.title | Dopa: interface de planejamento acessível e intuitiva para pessoas com TDAH | - |
Título: dc.title | Dopa: accessible and Intuitive Planning Interface for People with ADHD | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: