Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Denise Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gaspar, Talles Rhenan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:35:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:35:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260087 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260087 | - |
Descrição: dc.description | O propósito deste trabalho é apresentar a pesquisa que teve por objetivo analisar como o Programa Residência Pedagógica (PRP) em Educação Física da UNESP-Bauru contribuiu para a formação de futuros professores e professoras no que tange às práticas pedagógica, na perspectiva dos/as residentes bolsistas e voluntários/as. O trabalho adotou como metodologia, a abordagem da pesquisa qualitativa, a qual consiste na elaboração e utilização dos instrumentos de coletas de informações, descrevendo e analisando-as, para então depois, realizar a interpretação e discussão das informações coletadas. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários e entrevistas. A análise dos dados foram feitas à partir das seguintes categorias: A- Contribuições da regência; B- Gestão da aula; C- Desafios de dinâmica da sala de aula; D- Planejamento e execução da aula. Conclui-se, que o Programa Residência Pedagógica em Educação Física configura-se como uma proposta valiosa e transformadora na formação docente, capacitando os residentes para os desafios da profissão. As vivências proporcionadas pelo programa não apenas preparam os futuros educadores para o contexto escolar, mas também os incentivam a se tornarem profissionais reflexivos e comprometidos com uma educação de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study is to present research that aimed to analyze how the Pedagogical Residency Program (PRP) in Physical Education at UNESP-Bauru contributed to the professional development of future teachers regarding pedagogical practices, from the perspective of scholarship and volunteer residents. The study adopted a qualitative research approach, which involves developing and utilizing data collection instruments, describing and analyzing them, and subsequently interpreting and discussing the collected information. For data collection, questionnaires and interviews were used as instruments. Data analysis was organized into the following categories: A - Contributions of teaching practice; B - Classroom management; C - Challenges of classroom dynamics; D - Lesson planning and execution. The findings conclude that the Pedagogical Residency Program in Physical Education represents a valuable and transformative initiative for teacher training, equipping residents to face professional challenges. The experiences offered by the program not only prepare future educators for the school context but also encourage them to become reflective and committed professionals dedicated to quality education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical residency | - |
Título: dc.title | Programa Residência Pedagógica em Educação Física: contribuições para prática pedagógica na perspectiva dos/as residentes | - |
Título: dc.title | Pedagogical Residency Program in Physical Education: contributions to pedagogical practice from the perspective of resident teachers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: