Programa Residência Pedagógica em Educação Física: contribuições para prática pedagógica na perspectiva dos/as residentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Denise Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGaspar, Talles Rhenan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:35:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:35:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/260087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260087-
Descrição: dc.descriptionO propósito deste trabalho é apresentar a pesquisa que teve por objetivo analisar como o Programa Residência Pedagógica (PRP) em Educação Física da UNESP-Bauru contribuiu para a formação de futuros professores e professoras no que tange às práticas pedagógica, na perspectiva dos/as residentes bolsistas e voluntários/as. O trabalho adotou como metodologia, a abordagem da pesquisa qualitativa, a qual consiste na elaboração e utilização dos instrumentos de coletas de informações, descrevendo e analisando-as, para então depois, realizar a interpretação e discussão das informações coletadas. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários e entrevistas. A análise dos dados foram feitas à partir das seguintes categorias: A- Contribuições da regência; B- Gestão da aula; C- Desafios de dinâmica da sala de aula; D- Planejamento e execução da aula. Conclui-se, que o Programa Residência Pedagógica em Educação Física configura-se como uma proposta valiosa e transformadora na formação docente, capacitando os residentes para os desafios da profissão. As vivências proporcionadas pelo programa não apenas preparam os futuros educadores para o contexto escolar, mas também os incentivam a se tornarem profissionais reflexivos e comprometidos com uma educação de qualidade.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to present research that aimed to analyze how the Pedagogical Residency Program (PRP) in Physical Education at UNESP-Bauru contributed to the professional development of future teachers regarding pedagogical practices, from the perspective of scholarship and volunteer residents. The study adopted a qualitative research approach, which involves developing and utilizing data collection instruments, describing and analyzing them, and subsequently interpreting and discussing the collected information. For data collection, questionnaires and interviews were used as instruments. Data analysis was organized into the following categories: A - Contributions of teaching practice; B - Classroom management; C - Challenges of classroom dynamics; D - Lesson planning and execution. The findings conclude that the Pedagogical Residency Program in Physical Education represents a valuable and transformative initiative for teacher training, equipping residents to face professional challenges. The experiences offered by the program not only prepare future educators for the school context but also encourage them to become reflective and committed professionals dedicated to quality education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectInitial training-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical residency-
Título: dc.titlePrograma Residência Pedagógica em Educação Física: contribuições para prática pedagógica na perspectiva dos/as residentes-
Título: dc.titlePedagogical Residency Program in Physical Education: contributions to pedagogical practice from the perspective of resident teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.