Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Tânia da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Felipe Aparecido de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:00:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:00:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260068 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260068 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo da pesquisa é investigar a trajetória artística da cantora Gal Costa no campo das produções culturais brasileiras de 1968 a 1973. Constantemente rotulada como “musa do Tropicalismo” e “musa do desbunde”, a cantora se associou ao movimento tropicalista no campo musical, estabeleceu parcerias com artistas da cultura marginal e do desbunde e consequentemente desenvolveu uma imagem artística atrelada ao universo contracultural de fins dos anos 1960 e início da década seguinte. Tais fenômenos culturais ganharam força num momento histórico caracterizado pela expansão do mercado de bens simbólicos no Brasil e o recrudescimento da repressão por parte da ditadura militar. Diante desse quadro, a música popular brasileira, especificamente a MPB, enfrentou um período de intensas disputas e renovações estético-ideológicas. Nosso propósito é compreender como a performance e a identidade artística de Gal foram sendo moldadas a partir do contato com alguns desses grupos e circuitos. Para tanto, a pesquisa se volta para a análise dos álbuns lançados pela intérprete, suas apresentações, shows, entrevistas, materiais de imprensa e instrumentos de pesquisa de vendas de discos a fim de refletir sobre os lugares em que sua obra e sua imagem se situaram no período. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this research is to investigate the artistic career of singer Gal Costa in the field of Brazilian cultural productions from 1968 to 1973. Constantly labeled as the “muse of Tropicalism” and the “muse of desbunde”, the singer was associated with the Tropicalist movement in music, established partnerships with artists from marginal culture and desbunde, which contributed to the development of an artistic image connected to the countercultural universe of the late 1960s and early 1970s. These cultural phenomena gained momentum at a time characterized by the expansion of the market for symbolic goods in Brazil and the intensification of repression by the military dictatorship. In this context, Brazilian popular music, specifically MPB, faced a period of intense disputes and aesthetic-ideological renovations. This research seeks to understand how Gal's performance and artistic identity were shaped by her contact with some of these groups and circuits. To achieve this, we analyze her albums, performances, concerts, interviews, press materials and record sales research instruments in order to reflect on the places in which her work and her image were situated in the period. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gal Costa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tropicalismo musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contracultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | MPB | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tropicalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Counterculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Título: dc.title | A trajetória artística de Gal Costa entre o Tropicalismo musical e a contracultura (1968-1973) | - |
Título: dc.title | The artistic trajectory of Gal Costa between Tropicalism and counterculture (1968–1973) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: