Sobre a produção visual infantil e suas implicações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Carlos Eduardo Riccioppo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBarsotti, Fernando de Godoy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:58:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:58:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/260063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260063-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, busco refletir e observar a produção visual/plástica infantil de crianças entre 1 e 5 anos no ambiente escolar, com o intuito de compreender melhor sua expressividade e entrar em contato com suas reais necessidades no ateliê de artes da escola. Para isso, irei trazer relatos, experiências pessoais, levantamento de artistas visuais que se relacionam com a produção plástica infantil, reflexões sobre o brincar, sentir, explorar, criar. Em seguida, trarei apontamentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e direitos garantidos da criança ligados (direta ou indiretamente) ao ensino de artes na Educação Infantil. Apresentarei a abordagem Reggio Emilia como possível alternativa para o desenvolvimento de uma educação infantil horizontal, que prepare o educador para além de modelos, e o coloque em diálogo com as crianças e seus universos.-
Descrição: dc.descriptionIn this research, I aim to reflect on and observe the visual/artistic production of children aged 1 to 5 years in the school environment, with the intent of better understanding their expressiveness and connecting with their real needs in the school's art atelier. To achieve this, I will present narratives, personal experiences, a survey of visual artists related to children's artistic production, and reflections on play, feeling, exploring, and creating. Next, I will highlight points regarding the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Curriculum Guidelines) and the rights guaranteed to children that are directly or indirectly linked to the teaching of arts in Educação Infantil (Early Childhood Education). I will present the Reggio Emilia approach as a possible alternative for developing a horizontal early childhood education that prepares educators beyond models and engages them in a dialogue with children and their worlds.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectReggio Emília, Abordagem (Educação de crianças)-
Palavras-chave: dc.subjectArte infantil-
Título: dc.titleSobre a produção visual infantil e suas implicações-
Título: dc.titleAbout children's visual production and its implications-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.