Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Carlos Eduardo Riccioppo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barsotti, Fernando de Godoy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:58:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:58:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260063 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260063 | - |
Descrição: dc.description | Nesta pesquisa, busco refletir e observar a produção visual/plástica infantil de crianças entre 1 e 5 anos no ambiente escolar, com o intuito de compreender melhor sua expressividade e entrar em contato com suas reais necessidades no ateliê de artes da escola. Para isso, irei trazer relatos, experiências pessoais, levantamento de artistas visuais que se relacionam com a produção plástica infantil, reflexões sobre o brincar, sentir, explorar, criar. Em seguida, trarei apontamentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e direitos garantidos da criança ligados (direta ou indiretamente) ao ensino de artes na Educação Infantil. Apresentarei a abordagem Reggio Emilia como possível alternativa para o desenvolvimento de uma educação infantil horizontal, que prepare o educador para além de modelos, e o coloque em diálogo com as crianças e seus universos. | - |
Descrição: dc.description | In this research, I aim to reflect on and observe the visual/artistic production of children aged 1 to 5 years in the school environment, with the intent of better understanding their expressiveness and connecting with their real needs in the school's art atelier. To achieve this, I will present narratives, personal experiences, a survey of visual artists related to children's artistic production, and reflections on play, feeling, exploring, and creating. Next, I will highlight points regarding the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Curriculum Guidelines) and the rights guaranteed to children that are directly or indirectly linked to the teaching of arts in Educação Infantil (Early Childhood Education). I will present the Reggio Emilia approach as a possible alternative for developing a horizontal early childhood education that prepares educators beyond models and engages them in a dialogue with children and their worlds. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pré-escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reggio Emília, Abordagem (Educação de crianças) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte infantil | - |
Título: dc.title | Sobre a produção visual infantil e suas implicações | - |
Título: dc.title | About children's visual production and its implications | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: