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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Verardi, Carlos Eduardo Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Luciano, Anderson Ricardo Malmonge Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:43:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:43:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/260031 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/0448054790729753 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-5356-3128 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/260031 | - |
Descrição: dc.description | Na atualidade diversas áreas ligadas ao campo da saúde têm realizado produções de conhecimentos em relação a práticas que estejam associadas a promoção de bem-estar e qualidade de vida. Nas últimas décadas, o mindfulness, também conhecido como “meditação de atenção plena“, tem se popularizado de maneira significativa, sendo que, uma vasta gama de estudos tem apontado diversos benefícios significativos decorrentes da prática dessa meditação. De modo geral, é abordado na literatura que benefícios físicos, psicológicos e sociais são promovidos a praticantes regulares, no entanto, são escassos estudos que abordem a relação entre o mindfulness e a educação física na literatura nacional. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo a realização de investigação bibliográfica referente aos efeitos fisiológicos decorrentes de práticas de mindfulness, podendo ser utilizado como guia, tanto para profissionais de educação física, bem como de outras áreas, no que diz respeito a informações referentes aos efeitos sobre o organismo humano decorrentes da meditação. Para a realização desta investigação, optou-se pela metodologia de revisão narrativa de literatura que possibilita articulação livre e flexível de pesquisa bibliográfica e da descrição de achados mais relevantes e atuais sobre o tema. Diante da diversidade de produções acadêmicas identificadas, verificou-se que há proeminência de estudos ligados a neurociência que abordam efeitos sobre o cérebro decorrentes do mindfulness, devido a aprimoramentos na neuroplasticidade cerebral, ou seja, de adaptações estruturais e funcionais no cérebro. Em relação ao sistema endócrino, os efeitos estão relacionados a redução de hormônios associados ao estresse e de processos inflamatórios, bem como o aumento de hormônios associados a estados de relaxamento e bem-estar. No sistema respiratório, efeitos sobre a capacidade pulmonar estão relacionados a práticas regulares de técnicas de respiração durante as meditações. Referente ao sistema circulatório, há indicativos de melhora da regulação de batimentos cardíacos e redução de pressão arterial e frequência cardíaca em estado de repouso. Sobre o sistema muscular, os efeitos decorrentes do mindfulness estão relacionados a maior consciência corporal, ao estado de relaxamento, redução de tensão, dores e limitações funcionais. As informações levantadas e apresentadas, neste trabalho, somam contribuições para a literatura científica sobre o tema, sobretudo para áreas voltadas à saúde, e em específico para profissionais e professores de educação física, que podem utilizar dessas informações para atuações acadêmicas e profissionais. O mindfulness é considerado um meio de intervenção associados a amplos benefícios aos praticantes, no que diz respeito a promoção de saúde, bem-estar e desempenho, bem como prevenção e/ou tratamento de doenças. | - |
Descrição: dc.description | Currently, several areas linked to the health field have produced knowledge regarding practices that are associated with the promotion of well-being and quality of life. In recent decades, mindfulness, has become significantly popular, and a wide range of studies have pointed out several significant benefits resulting from the practice of this meditation. In general, it is addressed in the literature that physical, psychological and social benefits are promoted to regular practitioners; however, studies that address the relationship between mindfulness and physical education are scarce in the national literature. In this sense, the present work aimed to carry out a bibliographic investigation regarding the physiological effects resulting from mindfulness practices, which can be used as a guide, both for physical education professionals and for professionals in other areas, with regard to information regarding the effects on the human body resulting from meditation. To carry out this investigation, the methodology of narrative literature review was chosen, which allows free and flexible articulation of bibliographic research and the description of the most relevant and current findings on the subject. Given the diversity of academic productions identified, it was found that there is a prominence of studies linked to neuroscience that address the effects on the brain resulting from mindfulness, due to improvements in brain neuroplasticity, that is, structural and functional adaptations in the brain. Regarding the endocrine system, the effects are related to the reduction of hormones associated with stress and inflammatory processes, as well as the increase in hormones associated with states of relaxation and well-being. In the respiratory system, effects on lung capacity are related to regular practice of breathing techniques during meditation. Regarding the circulatory system, there are indications of improved regulation of heartbeats and reduction of blood pressure and heart rate at rest. Regarding the muscular system, the effects resulting from mindfulness are related to greater body awareness, a state of relaxation, reduction of tension, pain and functional limitations. The information gathered and presented in this work contributes to the scientific literature on the subject, especially for areas focused on health, and specifically for physical education professionals and teachers, who can use this information for academic and professional activities. Mindfulness is considered a means of intervention associated with broad benefits to practitioners, with regard to promoting health, well-being and performance, as well as preventing and/or treating diseases. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mindfulness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuroscience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fisiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurociência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Título: dc.title | Efeitos fisiológicos decorrentes da prática de mindfulness: um estudo de revisão narrativa de literatura | - |
Título: dc.title | Physiological effects resulting from the practice of mindfulness: a narrative literature review study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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