Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Pelópidas Cypriano de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Langervisch, Daniel da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:14:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:14:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259959 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259959 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo se propõe a investigar e demonstrar estratégias viáveis para a criação e implementação de um curso de graduação em artes cênicas com uma grade curricular realmente flexível, oferecendo evidências concretas de que é possível aos estudantes configurarem sua trajetória acadêmica de maneira autônoma, tornando-se de fato protagonistas de sua formação. A pesquisa, portanto, de natureza exploratória e descritiva, adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo a análise e interpretação das grades curriculares das duas instituições públicas de ensino superior da cidade de São Paulo, bem como a verificação do processo de autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos superiores e a observância das leis e diretrizes curriculares nacionais aplicáveis. Conforme esperado, os resultados apontaram que, embora as leis sejam permissivas, o impedimento está nas próprias faculdades e universidades, devido a seus recursos limitados, regulamentos rígidos e outros fatores. Contudo, no que tange a flexibilização curricular, pode-se haver a participação colaborativa ou até mesmo a elaboração integral pelos estudantes, dando novos rumos para a inovação na formação do artista, ampliando a definição do que ele é e do que pode vir a ser. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to investigate and demonstrate viable strategies for the creation and implementation of an undergraduate course in performing arts with a truly flexible curriculum, offering concrete evidence that it is possible for students to shape their academic path autonomously, becoming in fact protagonists of their education. Therefore, the research, of an exploratory and descriptive nature, adopts a qualitative and quantitative approach, involving the analysis and interpretation of the curricula of two public higher education institutions in the city of São Paulo, as well as the verification of the authorization process of the Ministry of Education for the operation of higher education courses and the observance of the applicable national laws and curricular guidelines. As expected, the results indicated that, although the laws are permissive, the impediment lies in the colleges and universities themselves, due to their limited resources, rigid regulations and other factors. However, with regard to curricular flexibility, there may be collaborative participation or even full development by students, providing new directions for innovation in the artist's training, expanding the definition of what he is and what he can become. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Mudança | - |
Título: dc.title | Flexibilização curricular nas artes cênicas: rumo à autonomia na formação de artistas | - |
Título: dc.title | Curricular flexibility in the performing arts: towards autonomy in the training of artists | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: