Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Piaia, Jade Samara | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Codello, Ricardo Juncom | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259942 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/2614455244953253 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259942 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de um projeto de identidade visual para a ‘Presença Pedagógica’. Trata-se de um pequeno negócio voltado à prestação de serviços para o setor da educação, transformando a estética e o discurso da empresa a partir da nova identidade. A principal ferramenta do Design utilizada para esse desenvolvimento foi o briefing de acordo com as definições de Peter L. Phillips (2008), além do roteiro projetual proposto por Bruno Munari (2008). O projeto foi realizado com o auxílio de ferramentas e técnicas criativas para o desenvolvimento e abordagem dos problemas propostos durante a elaboração do briefing. Contou com a realização de uma pesquisa com o público-alvo para a definição das principais características que deveriam estar presentes no projeto. Uma das diretrizes projetuais foi desenvolver uma identidade visual facilmente aplicável, para que o proprietário pudesse ter autonomia de utilizá-la, tendo em vista a impossibilidade de a tarefa ser realizada por um designer posteriormente à conclusão do trabalho. Foram desenvolvidos sistemas de aplicações simplificados e didáticos visando tornar acessível ao cliente final. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to present the development of a visual identity project for 'Presença Pedagógica'. It is a small business focused on providing services to the education sector, transforming the company's aesthetics and discourse through the new identity. The main Design tool used for this development was the briefing according to the definitions of Peter L. Phillips (2008), as well as the design roadmap proposed by Bruno Munari (2008). The project was carried out with the aid of creative tools and techniques for the development and approach of the problems proposed during the elaboration of the briefing. It included a survey with the target audience to define the main characteristics that should be present in the project. One of the project guidelines was to develop an easily applicable visual identity, so that the owner could have autonomy to use it, considering the impossibility of the task being performed by a designer after the completion of the work. Simplified and didactic application systems were developed to make it accessible to the end customer. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design Gráfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design de identidade visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | branding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | visual identity design | - |
Título: dc.title | Presença pedagógica: desenvolvimento de identidade visual | - |
Título: dc.title | Presença pedagógica: visual identity development | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: