Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Luche, José Roberto Dale | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Renato Vinícius Ramos Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:35:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:35:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259888 | - |
Descrição: dc.description | Instruções de trabalho são elementos fundamentais para a organização da produção na indústria. Recentemente, algumas tecnologias foram desenvolvidas para melhorar as instruções de trabalho no ambiente de produção. Uma destas tecnologias é a Realidade Aumentada. Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a importância das instruções de trabalho para o processo em termos de qualidade, eficiência e ciclo. Também busca avaliar as vantagens e desvantagens da realidade aumentada aplicada para criação das instruções de trabalho. Para o experimento, foi utilizado um conjunto de 9 blocos que deve ser montado em uma caixa, simulando uma montagem de baixo ciclo. Um total de 101 pessoas diferentes participaram de pelo menos uma das etapas do experimento. Na primeira etapa não houve nenhum tipo de auxílio. Na segunda etapa foi introduzido um desenho 2D como informação auxiliar. Na terceira etapa, a instrução de trabalho em realidade aumentada foi disponibilizada para auxiliar na montagem. A instrução em RA foi criada utilizando o software XRProj e visualizada no dispositivo Microsoft Hololens 2. Os resultados confirmaram a importância das instruções de trabalho ao atingir uma taxa de sucesso na montagem de 100%, na terceira etapa, enquanto a primeira etapa obteve apenas 30% de sucesso. Quando avaliado o ciclo de montagem, a realidade aumentada apresentou uma melhora de 35% em relação ao método tradicional. Outros aspectos como não qualidade, eficiência, demanda de treinamento também contribuíram para concluir que a realidade aumentada tem melhor desempenho que o método tradicional. | - |
Descrição: dc.description | Work instructions are fundamental elements for organizing production at industry. Recently, some technologies have been developed to enhance work instructions on manufacturing environment. One of them is Augmented Reality. The article aims to demonstrate the importance of work instructions for processes regarding to quality, efficiency and assembly cycle. Additionally, it intends to evaluate pros and cons for augmented reality applied to create work instructions, comparing it with a traditional method, 2D drawing. For experimental stages, it was used a set of 9 bricks that should be assembled in a box to simulate a low-cycle assembly. In total, 101 different people participated in at least one of the stages. At the first stage, there was no aid to assemble. In the second stage a 2D drawing was introduced as auxiliar information. At third stage, the augmented reality work instruction was presented to support assembly. The AR instruction was created on XRProj software applied in a Microsoft Hololens 2 device. The results confirmed the importance of work instructions by achieving 100% of success on assembly attempts on stage 3 as stage 1 achieved 30% of success. When evaluated assembly cycle augmented reality presented an improvement of 35% compared to traditional method. Other aspects such as non-quality, efficiency, demand of training also contributed to conclude augmented reality performs better than traditional method. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instruções de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hololens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiro de Produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento da produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de processo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtividade do trabalho | - |
Título: dc.title | Análise de desempenho de instruções de trabalho utilizando realidade aumentada | - |
Título: dc.title | Augmented reality work instructions performance analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: