Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Bruno Jareta de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Nakamura, Pedro Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:48:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:48:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259877 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259877 | - |
Descrição: dc.description | Países competem cada vez mais em termos de imagem para atrair turistas, empresas e profissionais talentosos, o que demanda o planejamento e implementação de atividades relativas ao marketing de lugares. A indústria de entretenimento desempenha um papel importante nesse processo, influenciando percepções e reforçando estereótipos ou promovendo novas narrativas. Nesse sentido, este trabalho pretende entender de que maneira as produções audiovisuais nacionais buscam construir a imagem do Brasil, com o objetivo geral de contribuir com os estudos e as práticas de Marketing no âmbito territorial. A metodologia inclui revisão bibliográfica narrativa e análise das obras audiovisuais a partir dos conceitos da semiótica discursiva. O corpus do trabalho é composto pelo filme Cidade de Deus (2002), o vídeo de candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016, o videoclipe Girl from Rio (2022), da cantora Anitta, e o reality show Drag Race Brasil (2023). Tais obras foram escolhidas com base em três critérios, que incluem variedade de gêneros e formatos, reconhecimento internacional e ambientação na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam que essas representações audiovisuais ora reforçam estereótipos amplamente difundidos, ora questionam essas narrativas convencionais ao explorar temas e figuras que refletem a complexidade e diversidade da cultura nacional. | - |
Descrição: dc.description | Countries increasingly compete in terms of image to attract tourists, companies and talented professionals, which requires the planning and implementation of activities related to place marketing. The entertainment industry plays an important role in this process, influencing perceptions and reinforcing stereotypes or promoting new narratives. Therefore, this work aims to understand how national audiovisual productions seek to build the image of Brazil, with the general objective of contributing to Marketing studies and practices within the territorial scope. The methodology includes bibliographic review and analysis of audiovisual works based on concepts of discursive semiotics. The research corpus is composed of the film City of God (2002), Rio’s candidacy video for the 2016 Olympic Games, the music video Girl from Rio (2022), by singer Anitta, and the reality show Drag Race Brasil (2023). These productions were chosen based on three criteria, which include different genres and formats, international recognition and setting in the city of Rio de Janeiro. The results show that these audiovisual representations sometimes reinforce widely held stereotypes, and sometimes question these traditional narratives by exploring themes and figures that reflect the complexity and diversity of national culture. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de marcas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing de lugares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas audiovisuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica discursiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brand management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Place marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursive semiotics | - |
Título: dc.title | Made in Brasil: a construção da imagem de país por meio de produções audiovisuais nacionais | - |
Título: dc.title | Made in Brasil: the construction of the country's image based on national audiovisual productions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: