
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Vitor | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Kharem Cristine dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Amstalden, Raiane de Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:47:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:47:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259856 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259856 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo a elaboração e aplicação de um jogo educativo voltado para o ensino de Ciências, abordando as interações ecológicas e a relação do ser humano com o meio natural, sob uma perspectiva agroecológica. A agroecologia, entendida como uma ciência e prática social que articula conhecimento técnico, intercultural e político, é fundamental para enfrentar as crises ecológica e social contemporâneas. O jogo Anhangá foi desenvolvido para contribuir com a educação ambiental crítica, com o intuito de despertar nos estudantes do 9º ano do ensino fundamental reflexões sobre a importância da preservação da natureza e da vida. Para atingir esse objetivo, a pesquisa de abordagem quanti-qualitativa incluiu uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017), além de realizar uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semi-diretivas com professores de Ciências da rede pública estadual, para compreender se a agroecologia é abordada (ou não) no ensino de ciências. Os resultados obtidos através da análise documental da BNCC (Brasil, 2017) revelaram a ausência de temas relacionados à agroecologia, superficialidade nas temáticas ambientais, linguagem empresarial e uma abordagem fragmentada da realidade. Além disso, notou-se a falta de recursos e diretrizes específicas para a integração desse tema nas práticas pedagógicas. Em contrapartida, a aplicação do jogo mostrou-se eficaz ao envolver os alunos de forma interativa e crítica, promovendo uma aprendizagem de maior qualidade e uma educação ambiental transformadora. Este estudo sugere que recursos didáticos como o jogo Anhangá são ferramentas importantes para integrar a agroecologia no ensino de ciências, abrindo caminho para futuras pesquisas e práticas que explorem esses materiais como instrumentos de uma educação ambiental mais crítica e transformadora. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to develop and apply an educational game focused on Science education, addressing ecological interactions and the relationship between humans and the natural environment from an agroecological perspective. Agroecology, understood as a science and social practice that integrates technical, intercultural, and political knowledge, is essential to confront contemporary ecological and social crises. The game Anhangá was developed to contribute to critical environmental education, with the goal of stimulating reflections among 9th-grade students on the importance of nature and life preservation. To achieve this goal, the research adopted a mixed-methods approach, including a critical analysis of the National Common Curricular Base (BNCC) (Brazil, 2017), as well as field research through semistructured interviews with Science teachers from the state public school system, to understand whether agroecology is addressed (or not) in Science education. The results from the documentary analysis of the BNCC (Brazil, 2017) revealed the absence of topics related to agroecology, superficiality in environmental themes, corporate language, and a fragmented approach to reality. Additionally, there was a lack of specific resources and guidelines for integrating this topic into pedagogical practices. In contrast, the application of the game proved to be effective in engaging students interactively and critically, promoting higher-quality learning and transformative environmental education. This study suggests that didactic resources such as the Anhangá game are important tools for integrating agroecology into Science education, paving the way for future research and practices that explore these materials as instruments of more critical and transformative environmental education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agroecologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agroecology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational resource | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science Teaching | - |
| Título: dc.title | Educação e agroecologia: o jogo Anhangá como recurso didático no ensino de ciências | - |
| Título: dc.title | Education and agroecology: the Anhangá game as a teaching resource in science teaching | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: