Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferneda, Edberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Alcantara, Sarah Angeline de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:17:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:17:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259847 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259847 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investiga a implementação de videogames educacionais em bibliotecas escolares, com ênfase no potencial desses recursos para contribuir com o ensino e o fortalecimento do papel da biblioteca no ambiente escolar. A pesquisa explora o papel do bibliotecário como mediador e orientador no uso dos videogames e destaca os benefícios da prática, como a dinamização do ensino, o engajamento dos alunos e o apoio à missão pedagógica da biblioteca. Conclui-se que, além de proporcionarem entretenimento, os videogames educacionais promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico e resolução de problemas, fortalecendo o aprendizado dos estudantes. | - |
Descrição: dc.description | This paper investigates the implementation of educational video games in school libraries, emphasizing the potential of these resources to enhance teaching and strengthen the library's role within the school environment. The research explores the librarian's role as a mediator and guide in the use of video games, highlighting the benefits of this practice, such as making teaching more dynamic, engaging students, and supporting the library's pedagogical mission. It concludes that, in addition to providing entertainment, educational video games promote the development of essential skills, such as critical thinking and problem-solving, thereby enhancing students' learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videogames | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videogames na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational videogames | - |
Palavras-chave: dc.subject | School libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | A inserção de videogames em bibliotecas escolares: explorando os impactos na educação | - |
Título: dc.title | The integration of video games in school libraries: exploring the impacts on education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: