
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rachel, Denise Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Anderson Claudir do Carmo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:45:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:45:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259841 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259841 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho, intitulado "Pedagogia da direção: sala de ensaio como de encruzilhada", explora o papel do diretor teatral enquanto educador e mediador de saberes, destacando como a prática da direção teatral pode ser entendida enquanto um processo pedagógico em espaços de trabalho colaborativo. Inspirado nas contribuições de Paulo Freire e Luiz Rufino, o estudo utiliza a metáfora da encruzilhada para representar a sala de ensaio como um ponto de convergência de saberes diversos, onde a construção artística se nutre da troca de experiências e saberes dos participantes. O texto aborda como o papel do diretor evolui de uma função técnica para uma prática educativa que desafia hierarquias e que entende a importância da emancipação dos sujeitos. Utilizando sua trajetória pessoal, o autor reflete sobre os desafios e transformações em sua atuação como professor e diretor teatral, discutindo o impacto do pensamento decolonial na construção de um espaço de criação que valorize epistemologias plurais e promova uma educação crítica e libertadora. | - |
| Descrição: dc.description | This study, titled "The Pedagogy of Direction: Rehearsal Room as a Crossroads," delves into the role of the theater director as an educator and mediator of knowledge, highlighting how the practice of directing can be understood as a pedagogical process within spaces of collective creation. Inspired by the contributions of Paulo Freire and Luiz Rufino, the study uses the crossroads metaphor to represent the rehearsal room as a point of convergence for diverse knowledge, where artistic construction thrives on the exchange of experiences and insights among participants. The text addresses how the director's role evolves from a technical function to an educational practice that challenges hierarchies and fosters individual empowerment. Using personal trajectory as a starting point, the author reflects on the challenges and transformations encountered throughout his career, discussing the impact of decolonial thinking on building a creative space that values plural epistemologies and promotes a critical and liberating education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretores e produtores de teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro negro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação em educação | - |
| Título: dc.title | Pedagogia da direção teatral: a sala de ensaio como encruzilhada | - |
| Título: dc.title | The pedagogy of direction: rehearsal room as a crossroads | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: