Pedagogia da direção teatral: a sala de ensaio como encruzilhada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRachel, Denise Pereira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPereira, Anderson Claudir do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:45:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:45:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259841-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho, intitulado "Pedagogia da direção: sala de ensaio como de encruzilhada", explora o papel do diretor teatral enquanto educador e mediador de saberes, destacando como a prática da direção teatral pode ser entendida enquanto um processo pedagógico em espaços de trabalho colaborativo. Inspirado nas contribuições de Paulo Freire e Luiz Rufino, o estudo utiliza a metáfora da encruzilhada para representar a sala de ensaio como um ponto de convergência de saberes diversos, onde a construção artística se nutre da troca de experiências e saberes dos participantes. O texto aborda como o papel do diretor evolui de uma função técnica para uma prática educativa que desafia hierarquias e que entende a importância da emancipação dos sujeitos. Utilizando sua trajetória pessoal, o autor reflete sobre os desafios e transformações em sua atuação como professor e diretor teatral, discutindo o impacto do pensamento decolonial na construção de um espaço de criação que valorize epistemologias plurais e promova uma educação crítica e libertadora.-
Descrição: dc.descriptionThis study, titled "The Pedagogy of Direction: Rehearsal Room as a Crossroads," delves into the role of the theater director as an educator and mediator of knowledge, highlighting how the practice of directing can be understood as a pedagogical process within spaces of collective creation. Inspired by the contributions of Paulo Freire and Luiz Rufino, the study uses the crossroads metaphor to represent the rehearsal room as a point of convergence for diverse knowledge, where artistic construction thrives on the exchange of experiences and insights among participants. The text addresses how the director's role evolves from a technical function to an educational practice that challenges hierarchies and fosters individual empowerment. Using personal trajectory as a starting point, the author reflects on the challenges and transformations encountered throughout his career, discussing the impact of decolonial thinking on building a creative space that values plural epistemologies and promotes a critical and liberating education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores e produtores de teatro-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro negro-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de interação em educação-
Título: dc.titlePedagogia da direção teatral: a sala de ensaio como encruzilhada-
Título: dc.titleThe pedagogy of direction: rehearsal room as a crossroads-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.