
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Maciel, Ana Caroline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:18:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:18:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259836 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259836 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar como os fundamentos da educação ambiental são abordados no 6o ano do Ensino Fundamental II, com foco nas atividades propostas no Caderno do Aluno. O material analisado, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) em parceria com a EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, foi obtido no site oficial destinado ao Currículo Paulista. A pesquisa, de caráter qualitativo e com abordagem documental, foi realizada por meio da análise de conteúdo, conforme os procedimentos de Ludke e André (1986). O estudo investigou as Sequências Didáticas relacionadas à educação ambiental (EA) nas unidades temáticas de Geografia. A análise das atividades revelou que elas promovem um aprendizado gradual, desenvolvendo nos alunos uma reflexão crítica sobre as transformações ambientais. Além disso, constatou-se que, embora nem todas as atividades abordem diretamente a EA, há potenciais para integrar os conceitos geográficos à reflexão ambiental, principalmente nas situações de aprendizagem relacionadas à cartografia e à dinâmica climática. O estudo conclui que as práticas pedagógicas do 6o ano oferecem uma base importante para a formação de cidadãos críticos, preparados para entender e agir sobre os desafios ambientais, especialmente por meio do uso de diferentes fontes de conhecimento e da participação ativa dos estudantes. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to analyze how the principles of environmental education are addressed in the 6th grade of lower secondary education, focusing on the activities proposed in the "Caderno do Aluno" (Student Workbook). The analyzed material, developed by the São Paulo State Department of Education (SEDUC-SP) in partnership with EFAPE (School of Training and Development for Education Professionals), was obtained from the official website of the Paulista Curriculum. The research, qualitative in nature with a documentary approach, was conducted through content analysis based on the procedures of Ludke and André (1986). The study investigated the Didactic Sequences related to environmental education (EE) within the thematic units of Geography. The analysis of the activities revealed that they promote gradual learning, fostering students' critical reflection on environmental transformations. Furthermore, it was found that, although not all activities directly address EE, there is potential to integrate geographical concepts with environmental reflection, particularly in learning situations involving cartography and climatic dynamics. The study concludes that the pedagogical practices in the 6th grade provide an important foundation for the formation of critical citizens prepared to understand and address environmental challenges, especially through the use of diverse knowledge sources and active student participation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequências didáticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consciência crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical consciousness | - |
| Título: dc.title | Educação ambiental crítica no Caderno do Aluno do Currículo em Ação - SP | - |
| Título: dc.title | Critical environmental education in the Student Workbook of the Curriculum in Action - SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: