Tessituras de uma caminhada: memórias e atravessamentos de um corpo feminino no contexto urbano

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRaquel, Fernanda-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria de Fátima de Alencar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:31:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:31:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259825-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259825-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho faz uma reflexão sobre o deslocamento do corpo feminino no espaço público urbano, especificamente nas ruas do bairro Ipiranga, zona sul de São Paulo. A partir das discussões advindas da geografia feminista (KERN, 2019) e da intervenção artística como método, se propõe a ocupar o território de forma simbólica, tanto por meio da caminhada pela cidade – aqui entendida como ação performática (VELOSO, 2021) – quanto por meio de uma proposta de intervenção, que buscará criar novos sentidos para o espaço público. Em um modelo ensaístico, os registros das caminhadas são relatados através de micronarrativas, que se tornam documentos do processo artístico (ROCHA; SANTOS, 2024). Na intervenção, as ruas são renomeadas com nomes de mulheres através de placas bordadas, criando um novo fluxo de deslocamento no território que permita caminhar mais longe através do feminino.-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo reflexiona sobre el desplazamiento del cuerpo femenino en el espacio público urbano, específicamente en las calles del barrio Ipiranga, al sur de São Paulo. A partir de discusiones surgidas desde la geografía feminista (KERN, 2019) y la intervención artística como método, se propone ocupar el territorio de forma simbólica, tanto a través del recorrido a pie por la ciudad -entendido aquí como una acción performativa (VELOSO, 2021) – como a través de una propuesta de intervención, que buscará crear nuevos significados para el espacio público. En un modelo ensayístico, los registros de las caminatas se relatan a través de micronarrativas, que se convierten en documentos del proceso artístico (ROCHA; SANTOS, 2024). En la intervención, las calles reciben un nuevo nombre de mujer mediante letreros bordados, creando un nuevo flujo de desplazamiento en el territorio que permite caminar más a través de lo femenino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectCidades e vilas-
Palavras-chave: dc.subjectCaminhada-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectBordado-
Título: dc.titleTessituras de uma caminhada: memórias e atravessamentos de um corpo feminino no contexto urbano-
Título: dc.titleEntramados de una caminata: memorias e intersecciones de un cuerpo femenino en el contexto urbano-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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