
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lucas André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, João Guilherme Ferreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:02:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:02:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259805 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259805 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa visa investigar e realizar uma discussão teórico-conceitual sobre a relação estratégica e articulada entre anarquismo, sindicalismo e educação, buscando conferir e refletir sobre quais são as posições e princípios políticos que os anarquistas defendem historicamente acerca da temática do trabalho e revolução, avaliando também sua construção e atuação política tanto no campo educacional, quanto no âmbito dos sindicatos. Para tanto, buscamos fundamentar a discussão com base nas produções militantes e acadêmicas estabelecidas pelo Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA). Tais fundamentos orientaram o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para analisar a influência dos anarquistas nos sindicatos operários brasileiros do início do século XX, trazendo à luz suas principais iniciativas e ferramentas de mobilização no campo educacional, denominadas como Escolas Modernas e situadas durante o período correspondente à Primeira República (1889-1930), realizando um recorte geográfico específico localizado na cidade de São Paulo. Recorremos também a uma breve análise da formação da classe trabalhadora brasileira, destacando sua trajetória histórica de organização e luta durante a Primeira República. A concretização da pesquisa bibliográfica se deu por meio da sistematização de fichas de leitura, que estabeleceu como fontes de dados empíricos três atas e resoluções dos Congressos Operários Brasileiros e quatorze edições o Jornal A Lanterna, um importante veículo de circulação de ideias inserido no contexto da abundante imprensa operária da Primeira República. No processo de análise da primeira fonte, buscamos conferir a atitude e posição adotadas pelo sindicalismo revolucionário brasileiro frente a temática do trabalho, educação e sua relação dialética com o processo de revolução social. Em relação ao Jornal A Lanterna, analisamos a difusão e organização das Escolas Modernas de São Paulo através do exame de 14 edições do jornal, localizado em um período que contempla os anos de 1909 a 1914. Com todos esses elementos reunidos, buscamos explicitar a intencionalidade e a orientação do sindicalismo revolucionário e a integração das iniciativas no campo da educação a uma proposta mais ampla de transformação social construída na prática política do anarquismo organizado. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to investigate and carry out a theoretical-conceptual discussion on the strategic and articulated relationship between anarchism, trade unionism and education, seeking to verify and reflect on the political positions and principles that anarchists have historically defended on the subject of work and revolution, as well as evaluating their construction and political action both in the educational field and in the context of trade unions. To this end, we sought to base the discussion on the militant and academic productions established by the Institute of Anarchist Theory and History (ITHA). These foundations guided the development of a bibliographical survey to analyse the influence of anarchists on Brazilian workers' unions at the beginning of the 20th century, bringing to light their main initiatives and mobilization tools in the educational field, called Modern Schools and located during the period corresponding to the First Republic (1889-1930), making a specific geographical cut located in the city of São Paulo. We also used a brief analysis of the formation of the Brazilian working class, highlighting its historical trajectory of organization and struggle during the First Republic. The bibliographical research was carried out through the systematization of reading sheets, which established as empirical data sources three minutes and resolutions of the Brazilian Workers' Congresses and fourteen editions of the newspaper A Lanterna, an important vehicle for the circulation of ideas within the context of the abundant workers' press of the First Republic. In the process of analyzing the first source, we sought to ascertain the attitude and position adopted by Brazilian revolutionary syndicalism on the subject of work, education and its dialectical relationship with the process of social revolution. With regard to the newspaper A Lanterna, we analyzed the dissemination and organization of the Modern Schools of São Paulo by examining 14 editions of the newspaper, located in a period covering the years 1909 to 1914. With all these elements together, we seek to make explicit the intentionality and orientation of revolutionary syndicalism and the integration of initiatives in the field of education into a broader proposal for social transformation built on the political practice of organized anarchism. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sindicalismo Revolucionário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anarquismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola Moderna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revolutionary Syndicalism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anarchism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Work | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modern School | - |
| Título: dc.title | Se queres emancipar-te, instrua-te: educação, anarquismo, sindicalismo revolucionário e as escolas modernas em São Paulo (1909-1919) | - |
| Título: dc.title | If you want to emancipate yourself, educate yourself: education, anarchism, revolutionary syndicalism and modern schools in São Paulo (1909-1919) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: