Refugiados no Brasil: o papel da educação infantil no processo de humanização e solidariedade a crianças refugiadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Rafael Salatini de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Mayara Cristina Goulart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:38:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:38:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259794-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259794-
Descrição: dc.descriptionO tema que trata sobre os refugiados é bastante delicado e ocorre nas mais diversas regiões do mundo, como por exemplo, no Oriente Médio, Europa, África, Caribe, América Latina, Ásia, entre outras. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de pesquisa que aborda os limites e possibilidades vivenciados por refugiados no Brasil. Os refugiados, de modo geral, são considerados migrantes internacionais forçados, que atravessam as fronteiras nacionais de seus países de origem em busca de proteção e garantia de direitos humanos. As crianças, ainda que invisibilizadas, muito comumente se deslocam de um país para outro junto com suas famílias e, em algumas situações elas migram sozinhas. Apesar disso, elas pouco comparecem nas discussões e pesquisas sobre imigração, sobretudo no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThe issue of refugees is quite delicate and occurs in many different regions of the world, such as the Middle East, Europe, Africa, the Caribbean, Latin America, Asia, among others. The general objective of this paper is to present a research proposal that addresses the limits and possibilities experienced by refugees in Brazil. Refugees, in general, are considered forced international migrants, who cross the national borders of their countries of origin in search of protection and guarantee of human rights. Children, although invisible, very often move from one country to another with their families and, in some situations, they migrate alone. Despite this, they rarely appear in discussions and research on immigration, especially in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRefugiados-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças refugiadas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de humanização e solidariedade-
Palavras-chave: dc.subjectRefugees-
Palavras-chave: dc.subjectRefugee children-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectProcess of humanization and solidarity-
Título: dc.titleRefugiados no Brasil: o papel da educação infantil no processo de humanização e solidariedade a crianças refugiadas-
Título: dc.titleRefugees in Brazil: the role of early childhood education in the process of humanization and solidarity with refugee children-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.