Educação Positiva: a psicologia positiva no currículo escolar e o desenvolvimento integral de alunos da educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTezani, Thaís Cristina Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorParras, Gabriela Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:23:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:23:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259793-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259793-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia, apresentou como objetivo analisar a importância da Psicologia Positiva na educação como possibilidade de reflexões visando valorizar sua utilização na elaboração do currículo e nas práticas pedagógicas. Para isso, foram elucidadas conceituações de currículo e Educação Positiva para que esta fosse compreendida, visando assim sua importância no contexto escolar. Para a realização deste, pautou-se na abordagem qualitativa por meio da revisão sistemática da literatura. Assim, foram selecionadas obras que tratam sobre as especificidades da Educação Infantil, a importância do afeto no desenvolvimento e concepções sobre o currículo escolar. Dessa forma, as questões que nortearam a pesquisa foram: Por que a Educação Positiva é necessária no processo de ensino? Como trazer a Educação Positiva para o cotidiano escolar? Através dos estudos feitos, foi constatado que a Educação Positiva ajuda a estabelecer o bemestar emocional na criança, além de ser essencial para o desenvolvimento de sua autoestima, contribuindo essencialmente com o processo de ensino e aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThe present final project for the degree in Pedagogy aimed to analyze the importance of Positive Psychology in education as a means of fostering reflections to promote its use in curriculum design and pedagogical practices. To achieve this, concepts of curriculum and Positive Education were clarified to ensure a better understanding of its relevance in the school context. This study adopted a qualitative approach through a systematic literature review. Works addressing the specificities of early childhood education, the importance of affection in development, and conceptions of the school curriculum were selected. Thus, the research was guided by the following questions: Why is Positive Education necessary in the teaching process? How can Positive Education be integrated into daily school life? Through the studies conducted, it was found that Positive Education helps establish emotional wellbeing in children, in addition to being essential for the development of their self-esteem, thus significantly contributing to the teaching and learning process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Positiva-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectPositive Education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Palavras-chave: dc.subjectAffection-
Título: dc.titleEducação Positiva: a psicologia positiva no currículo escolar e o desenvolvimento integral de alunos da educação infantil-
Título: dc.titlePositive Education: positive psychology in the school curriculum and the integral development of early childhood education students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.