
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tezani, Thaís Cristina Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Parras, Gabriela Garcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:23:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:23:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259793 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259793 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia, apresentou como objetivo analisar a importância da Psicologia Positiva na educação como possibilidade de reflexões visando valorizar sua utilização na elaboração do currículo e nas práticas pedagógicas. Para isso, foram elucidadas conceituações de currículo e Educação Positiva para que esta fosse compreendida, visando assim sua importância no contexto escolar. Para a realização deste, pautou-se na abordagem qualitativa por meio da revisão sistemática da literatura. Assim, foram selecionadas obras que tratam sobre as especificidades da Educação Infantil, a importância do afeto no desenvolvimento e concepções sobre o currículo escolar. Dessa forma, as questões que nortearam a pesquisa foram: Por que a Educação Positiva é necessária no processo de ensino? Como trazer a Educação Positiva para o cotidiano escolar? Através dos estudos feitos, foi constatado que a Educação Positiva ajuda a estabelecer o bemestar emocional na criança, além de ser essencial para o desenvolvimento de sua autoestima, contribuindo essencialmente com o processo de ensino e aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | The present final project for the degree in Pedagogy aimed to analyze the importance of Positive Psychology in education as a means of fostering reflections to promote its use in curriculum design and pedagogical practices. To achieve this, concepts of curriculum and Positive Education were clarified to ensure a better understanding of its relevance in the school context. This study adopted a qualitative approach through a systematic literature review. Works addressing the specificities of early childhood education, the importance of affection in development, and conceptions of the school curriculum were selected. Thus, the research was guided by the following questions: Why is Positive Education necessary in the teaching process? How can Positive Education be integrated into daily school life? Through the studies conducted, it was found that Positive Education helps establish emotional wellbeing in children, in addition to being essential for the development of their self-esteem, thus significantly contributing to the teaching and learning process. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Positiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Positive Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Affection | - |
| Título: dc.title | Educação Positiva: a psicologia positiva no currículo escolar e o desenvolvimento integral de alunos da educação infantil | - |
| Título: dc.title | Positive Education: positive psychology in the school curriculum and the integral development of early childhood education students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: