Proposta de um caso investigativo para ensino inovador de eletroanalítica no ensino superior de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBego, Amadeu Moura-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorBrito, Juliana Ferreira de-
Autor(es): dc.creatorMarineli, Gyovanna Craveiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:38:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:38:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259782-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259782-
Descrição: dc.descriptionO papel da universidade em promover uma formação cidadã e completa, além da formação acadêmica e profissional, concretiza-se por meio de ações indissociáveis entre ensino, pesquisa e extensão. Diante da necessidade de inovação no ensino de graduação, tornando o aluno um agente ativo em seu processo de aprendizagem, este trabalho tem como objetivo elaborar um Caso Investigativo (CI), como um Produto Educacional (PE), para o ensino de técnicas eletroanalíticas no curso de Química. O trabalho inspira-se em Textos de Divulgação Científica (TDCs) produzidos no âmbito do grupo PET Química, que são baseados em uma pesquisa sobre a oxidação de poluentes orgânicos e a redução de CO2. A partir de parcerias entre um grupo de pesquisa em ensino de Química, um grupo de pesquisa de Eletroanalítica e um grupo de educação tutorial, o trabalho integra uma investigação mais ampla, envolvendo a reaplicação do design proposto por Primo (2023), para concretizar o princípio da indissociabilidade por meio da produção de TDCs e CIs. A estratégia didática dos CIs baseia-se em narrativas que estimulam a tomada de decisão e a discussão de conflitos sociocientíficos. O trabalho foi baseado nos princípios teóricos e metodológicos discutidos na literatura especializada. O CI elaborado, no formato de caso interrompido, promove discussões sobre a temática central e é composto por duas partes, que contemplam conteúdos químicos estruturantes dos TDCs e da pesquisa científica. Além de abordar conhecimentos gerais e específicos sobre técnicas eletroanalíticas, o CI atende às características de um "bom caso", conforme discutido na literatura, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais à formação de futuros profissionais de Química, como trabalho em equipe, criticidade, argumentação e criatividade.-
Descrição: dc.descriptionThe university's role in promoting a civic education, in addition to academic and professional training, is realized through inseparable actions between teaching, research, and extension. Given the need for innovation in undergraduate education, making the student an active agent in their learning process, the present work aims to develop a Case Study (CS), as an Educational Artefact (EA), to teach electroanalytical techniques in an undergraduate Chemistry program. The work was inspired by Popular Science Texts (PSTs) produced within the scope of the PET Chemistry extension group, based on research on the oxidation of organic toxins and the reduction of CO2. Based on partnerships between a Chemistry Education research group, an Electroanalytics research group, and an tutorial education group, the work is part of a broader investigation that involves a reapplication of the design proposed by Primo (2023) to realize the principle of inseparability through the production of PSTs and CSs. CSs are based on narratives that stimulate decision-making and the discussion of socio-scientific dilemmas. The work was based on theoretical and methodological principles discussed in the specialized literature. The CS developed, in the interrupted case format, promotes discussion on the central theme and is composed of two parts that contemplate chemical content that structures the PSTs and scientific research. In addition to addressing general and specific knowledge about electroanalytical techniques, the CS meets the characteristics of a "good case", according to the literature, and provides opportunities for the development of skills and attitudes essential to the training of future Chemistry professionals, such as teamwork, critical thinking, argumentation, and creativity.-
Descrição: dc.descriptionPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 137757/2024-7-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCaso investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEletroanalítica-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de estudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectScience communication-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectElectroanalytical-
Palavras-chave: dc.subjectCase studies-
Título: dc.titleProposta de um caso investigativo para ensino inovador de eletroanalítica no ensino superior de química-
Título: dc.titleProposal of a case study for innovative teaching of electroanalytics in higher education in chemistry-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.