“Professora, você é (pausa dramática) gay?”: a importância de professores LGBTQIAPN+ na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRomano, Lucia Regina Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGouvêa, Tamirez Volponi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:06:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:06:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259778-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259778-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo estudar a presença de corpos dissidentes, LGBTQIAPN+ na sala de aula formal, procurando destacar a importância dessas pessoas dentro da educação formal. Dividido em três partes, o texto discute, na primeira parte, a história da educação e como os corpos dissidentes têm vivenciado o espaço educacional ao longo dos séculos no Brasil. Continua, na segunda parte, tratando da pesquisa de campo na Escola Estadual Jorge Rahme, uma escola pública situada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Por fim, numa terceira parte, estão compartilhadas percepções inspiradas na escrita autoetnográfica, trazendo a perspectiva das vivências da educadora, quando passa a integrar a comunidade de aprendizagem como professora.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this essay is to study the presence of dissident bodies in the formal education classroom, trying to highlight the importance of these people in the formal education. The essay, wich is divided in three parts, discusses in the first part the brazilian history of education and how dissident bodies has been experiencing the educational territory thru the centuries. In the second part, working the field research in Jorge Rahme school in São Bernardo do Campo, in São Paulo. Ending, on a third part, which brings the perception and experiences of the researcher as LGBTQIAPN+ teacher, herself.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas LGBT-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano na educação-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de sala de aula - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - História - Brasil-
Título: dc.title“Professora, você é (pausa dramática) gay?”: a importância de professores LGBTQIAPN+ na sala de aula-
Título: dc.title“Maestra, ¿eres (pausa dramática) gay?”: la importancia del profesorado LGBTQIAPN+ en el aula-
Título: dc.title"Teacher, are you (dramatic pause) gay?: the importance of LGBTQIAPN+ teachers in the classroom-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.