Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romano, Lucia Regina Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gouvêa, Tamirez Volponi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:06:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:06:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259778 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259778 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo estudar a presença de corpos dissidentes, LGBTQIAPN+ na sala de aula formal, procurando destacar a importância dessas pessoas dentro da educação formal. Dividido em três partes, o texto discute, na primeira parte, a história da educação e como os corpos dissidentes têm vivenciado o espaço educacional ao longo dos séculos no Brasil. Continua, na segunda parte, tratando da pesquisa de campo na Escola Estadual Jorge Rahme, uma escola pública situada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Por fim, numa terceira parte, estão compartilhadas percepções inspiradas na escrita autoetnográfica, trazendo a perspectiva das vivências da educadora, quando passa a integrar a comunidade de aprendizagem como professora. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this essay is to study the presence of dissident bodies in the formal education classroom, trying to highlight the importance of these people in the formal education. The essay, wich is divided in three parts, discusses in the first part the brazilian history of education and how dissident bodies has been experiencing the educational territory thru the centuries. In the second part, working the field research in Jorge Rahme school in São Bernardo do Campo, in São Paulo. Ending, on a third part, which brings the perception and experiences of the researcher as LGBTQIAPN+ teacher, herself. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas LGBT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de sala de aula - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Brasil | - |
Título: dc.title | “Professora, você é (pausa dramática) gay?”: a importância de professores LGBTQIAPN+ na sala de aula | - |
Título: dc.title | “Maestra, ¿eres (pausa dramática) gay?”: la importancia del profesorado LGBTQIAPN+ en el aula | - |
Título: dc.title | "Teacher, are you (dramatic pause) gay?: the importance of LGBTQIAPN+ teachers in the classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: