
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Argenti, Marcia Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Araraquara | - |
| Autor(es): dc.creator | Platzer, Maria Betanea | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:26:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:26:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259777 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259777 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa de pós-doutorado, de natureza qualitativa, visa a investigar práticas de leitura de graduandos em Ciências Biológicas em diferentes espaços sociais, buscando refletir sobre sua formação leitora e implicações no seu processo de formação e atuação profissional, com ênfase na docência. As discussões estão apoiadas em estudos que versam sobre leitura, formação de professores e práticas de ensino na Educação Básica e em trabalhos fundamentados na História Cultural. Realizamos, inicialmente, mapeamento de publicações (teses e dissertações) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2012 a 2022, e foram selecionados 22 trabalhos, organizados em quatro Eixos Temáticos: práticas de leitura: ênfase na formação e na atuação docente; domínio da linguagem escrita pelos universitários; literatura no Ensino Superior; e, leitura, escrita e formação docente: ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise das publicações revela discussões sobre a importância da formação de leitores na universidade, evidenciando impasses e perspectivas. Realizamos pesquisa de campo em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada, localizada em uma cidade do interior do estado de São Paulo, especificamente no curso de Ciências Biológicas, envolvendo duas turmas (quarto e oitavo semestres) do período noturno, com a participação de 14 e 11 estudantes dos respectivos semestres. Neste estudo, os 25 estudantes responderam a um questionário e sete deles concordaram em participar da entrevista semiestruturada. A partir dos dados coletados, organizamos quatro Eixos Temáticos: práticas de leitura: apreciação e motivação; práticas de leitura no cotidiano; práticas de leitura na Universidade: formação e atuação profissional; e, práticas de leitura e expectativas de estudantes da Educação Básica acerca do aprendizado da leitura: considerações dos graduandos. Obtivemos um conjunto substancioso de dados que nos permitem identificar as práticas de leitura pelos graduandos em seus espaços de convivência social, destacando limites e possibilidades presentes em suas trajetórias leitoras. Por meio deste estudo, almejamos contribuir para o debate acerca de formação e trabalho docente e, também, refletir sobre a identidade do biólogo como leitor. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vivências leitoras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atuação Docente | - |
| Título: dc.title | Práticas de leitura de universitários: ênfase no curso de ciências biológicas | - |
| Título: dc.title | Práticas de leitura de universitários: ênfase no curso de ciências biológicas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: