O pêndulo das bicicletas e seu papel da mobilidade urbana de Presidente Prudente: a ciclovia Monte Alto - Ana Jacinta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSposito, Maria Encarnação Beltrão-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCosta, João Pedro Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:21:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:21:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259755-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259755-
Descrição: dc.descriptionAs malhas cicloviárias teriam papel fundamental na dinâmica da mobilidade urbana de Presidente Prudente, a partir do Plano de Mobilidade Urbana de 2014 com o objetivo de integração com as demais vias. Neste trabalho de conclusão de curso, foram analisados os desdobramentos observados na ciclovia Monte Alto – Ana Jacinta, a partir deste plano, observando a ciclovia no conjunto da mobilidade urbana da cidade, entendendo as dinâmicas e os perfis dos ciclistas que utilizam essa infraestrutura. Para isso, utilizamos as seguintes metodologias: I – Contagem de veículos; II - Perfis das ciclistas e dos ciclistas da ciclovia Monte Alto – Ana Jacinta; III - Percursos acompanhados casa-trabalho-casa e casa-lazer-casa; IV Entrevistas semiestruturadas, que permitiram observar as rotinas de deslocamento e as dificuldades enfrentadas ao longo do trajeto, bem como as percepções individuais sobre a ciclovia. As interpretações das narrativas dos ciclistas, mostrando aspectos objetivos e subjetivos revelam como fatores práticos e emocionais influenciam suas escolhas de transporte e a forma como interagem com a malha cicloviária, fornecendo uma visão da relação entre os citadinos e a infraestrutura cicloviária na cidade. A relação entre objetividade e subjetividade dos citadinos, orientando como se integram a cidade e a mobilidade urbana foram os fios condutores da análise deste trabalho e revelaram possibilidades, mas também limites e inadequações da ciclovia estudada. Os resultados obtidos mostraram uma pequena participação da bicicleta na mobilidade urbana de Presidente Prudente que são influenciados por três principais problemas: I – Falta de integração entre as ciclovias e falta de integração entre o transporte coletivo e as ciclovias, II – Falta de manutenção e insegurança na ciclovia e III – O não cumprimento das diretrizes do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de 2014.-
Descrição: dc.descriptionThe cycling networks would have a fundamental role in the dynamics of urban mobility in Presidente Prudente, starting with the 2014 Urban Mobility Plan, aiming for integration with other transportation routes. In this final undergraduate project, the developments observed in the Monte Alto–Ana Jacinta bike lane were analyzed based on this plan, considering the bike lane within the context of the city's urban mobility. The dynamics and profiles of cyclists using this infrastructure were studied through the following methodologies: I – Vehicle counting; II – Profiles of cyclists on the Monte Alto–Ana Jacinta bike lane; III – Accompanied routes from home-to-work-to-home and home-to-leisure-to-home; IV – Semi-structured interviews, which allowed for the observation of commuting routines and the difficulties faced along the route, as well as individual perceptions of the bike lane. The interpretations of the cyclists' narratives, showing both objective and subjective aspects, reveal how practical and emotional factors influence their transportation choices and how they interact with the cycling network, providing a vision of the relationship between urban dwellers and the cycling infrastructure in the city. The relationship between the objectivity and subjectivity of the city’s residents, guiding how they integrate with the city and urban mobility, were the main threads of analysis in this project, revealing possibilities but also limits and inadequacies of the studied bike lane. The results obtained showed a small participation of bicycles in the urban mobility of Presidente Prudente, influenced by three main problems: I – Lack of integration between the bike lanes and between public transportation and the bike lanes; II – Lack of maintenance and safety issues in the bike lane; III – Non-compliance with the guidelines of the 2014 Urban Mobility Master Plan.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia urbana-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectPercursos acompanhados-
Palavras-chave: dc.subjectPresidente Prudente-
Palavras-chave: dc.subjectCiclovia Monte Alto – Ana Jacinta-
Palavras-chave: dc.subjectUrban mobility-
Palavras-chave: dc.subjectUrban accessibility-
Palavras-chave: dc.subjectUrban mobility plan-
Título: dc.titleO pêndulo das bicicletas e seu papel da mobilidade urbana de Presidente Prudente: a ciclovia Monte Alto - Ana Jacinta-
Título: dc.titleThe pendulum of bicycles and their role in urban mobility in Presidente Prudente: the Monte Alto - Ana Jacinta bike path-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.