Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galhardo, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Onohara, Juliana Vasques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:14:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:14:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259748 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259748 | - |
Descrição: dc.description | Os desafios impostos na construção de uma educação inclusiva exigem dos professores uma nova abordagem em relação ao ensino e à aprendizagem dos estudantes, o que torna a formação continuada um aspecto fundamental quando nos referimos a práticas inclusivas. Destarte, esta formação continuada nomeada Adaptação curricular da leitura e da escrita para estudantes com deficiência intelectual, foi elaborada com base nas necessidades levantadas pelos professores, sendo planejada em uma sequência de ações práticas e viáveis. Essas ações visam promover uma reflexão sobre a educação inclusiva, contribuindo para o aprimoramento da prática docente, mas especificamente a operacionalização da adaptação curricular. Teremos como foco articulador a estrutura de ações colaborativas, inspiradas no conceito de Ensino Colaborativo. | - |
Descrição: dc.description | The challenges imposed in building inclusive education require teachers to adopt a new approach to teaching and student learning, which makes continued training a fundamental aspect when we refer to inclusive practices. Therefore, this continuing training called Curricular adaptation of reading and writing for students with intellectual disabilities, was designed based on the needs raised by teachers, being planned in a sequence of practical and viable actions. These actions aim to promote reflection on inclusive education, contributing to the improvement of teaching practice, but specifically the operationalization of curricular adaptation. We will focus on the structure of collaborative actions, inspired by the concept of Collaborative Teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | Formação de professores: adaptação curricular da leitura e escrita para estudantes com deficiência intelectual | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Título: dc.title | Formação continuada: adaptação curricular da leitura e da escrita para estudantes com deficiência intelectual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: