Transtorno de Oposição Desafiante no ensino musical: desafios na formação de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTomás, Lia Vera-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLira, Luciana Beatriz Nogueira-
Autor(es): dc.creatorLira, Gabriela Carine Nogueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:08:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:08:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259745-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259745-
Descrição: dc.descriptionPartindo do intuito de redigir um trabalho de conclusão de curso, esta monografia apresenta como método uma revisão bibliográfica de textos da área da Psicologia e Licenciatura sobre o Transtorno Opositor Desafiante (TOD) e uma reflexão das barreiras que o professor de música enfrenta ao responsabilizar-se com alunos que apresentam este tipo de transtorno. Por falta de informação, os pais/responsáveis acreditam ser uma fase do crescimento da criança, onde tudo se torna mais difícil e complicado para educar, no entanto, a persistência deste tipo de comportamento pode levar ao Transtorno de Conduta se não tratado. Dito isto, abrir espaço para a semântica do TOD na formação de professores pode agregar na carreira docente para ter o discernimento necessário ao enfrentar ocorrências desafiadoras em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph, developed as a course completion work, presents a bibliographic review of texts in Psychology and Music Education on Oppositional Defiant Disorder (ODD). It reflects on the challenges faced by music teachers working with students exhibiting this disorder. Due to a lack of information, parents or guardians often perceive these behaviors as a developmental phase, believing it complicates the child’s education. However, the persistence of such behaviors, if untreated, can lead to Conduct Disorder. Thus, incorporating the semantics of ODD into teacher training programs can enhance educators' skills to handle challenging classroom situations with the necessary discernment.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios do comportamento em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de conduta-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de interação em educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de música-
Título: dc.titleTranstorno de Oposição Desafiante no ensino musical: desafios na formação de professores-
Título: dc.titleOppositional Defiant Disorder in music education: challenges in teacher training-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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