
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tomás, Lia Vera | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lira, Luciana Beatriz Nogueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Lira, Gabriela Carine Nogueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:08:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:08:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259745 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259745 | - |
| Descrição: dc.description | Partindo do intuito de redigir um trabalho de conclusão de curso, esta monografia apresenta como método uma revisão bibliográfica de textos da área da Psicologia e Licenciatura sobre o Transtorno Opositor Desafiante (TOD) e uma reflexão das barreiras que o professor de música enfrenta ao responsabilizar-se com alunos que apresentam este tipo de transtorno. Por falta de informação, os pais/responsáveis acreditam ser uma fase do crescimento da criança, onde tudo se torna mais difícil e complicado para educar, no entanto, a persistência deste tipo de comportamento pode levar ao Transtorno de Conduta se não tratado. Dito isto, abrir espaço para a semântica do TOD na formação de professores pode agregar na carreira docente para ter o discernimento necessário ao enfrentar ocorrências desafiadoras em sala de aula. | - |
| Descrição: dc.description | This monograph, developed as a course completion work, presents a bibliographic review of texts in Psychology and Music Education on Oppositional Defiant Disorder (ODD). It reflects on the challenges faced by music teachers working with students exhibiting this disorder. Due to a lack of information, parents or guardians often perceive these behaviors as a developmental phase, believing it complicates the child’s education. However, the persistence of such behaviors, if untreated, can lead to Conduct Disorder. Thus, incorporating the semantics of ODD into teacher training programs can enhance educators' skills to handle challenging classroom situations with the necessary discernment. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios do comportamento em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de conduta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação em educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de música | - |
| Título: dc.title | Transtorno de Oposição Desafiante no ensino musical: desafios na formação de professores | - |
| Título: dc.title | Oppositional Defiant Disorder in music education: challenges in teacher training | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: