Livro infantil digital : ilustração e prototipação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDick, Maurício Elias Klafke-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorPiaia, Jade Samara-
Autor(es): dc.creatorLopes, André Luís Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:32:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:32:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259739-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259739-
Descrição: dc.descriptionOs livros ilustrados podem ser conceituados como livros que interligam o texto à imagem de forma que ambos se tornam fundamentais para a construção da narrativa. Além disso, são costumeiramente utilizados para o público infantil. Os livros digitais, por sua vez, ampliam as possibilidades tecnológicas de se trabalhar o conteúdo com o usuário, indo além da imagem e do texto e permitindo recursos interativos, sons e demais recursos próprios do ambiente digital. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo projetar um livro infantil digital. Para isso, utilizou-se como estrutura metodológica uma adaptação de propostas para o design de publicações digitais, incluindo a definição de fatores de influência e a sistematização do projeto em cinco eixos interligados. Como resultado, obteve-se um livro infantil digital em formato ePUB de leiaute fixo, para crianças de 8 a 9 anos, de temática socioambiental. Tratado como uma versão digital da obra "A Professora da Floresta e a Grande Serpente" de Irene Vasco, o livro traz ilustrações e uma identidade visual pertinentes para a história, de maneira a interligar a sua narrativa juntamente com o texto, explorando também possibilidades do meio digital como navegação, interação, animações e sons.-
Descrição: dc.descriptionPicture books can be understood as books that link the text to the image in such a way that both become fundamental to the construction of the narrative. They are also commonly used by children. Digital books, on the other hand, expand the technological possibilities for working with the user, going beyond image and text and allowing for interactive resources, sounds and other features specific to the digital environment. With this in mind, the aim of this work was to design a digital children's book. To do this, an adaptation of proposals for the design of digital publications was used as a methodological framework, including the definition of influencing factors and the systematization of the project into five interconnected axes. The result was a digital children's book in ePUB format with a fixed layout, for children aged 8 to 9, with a socio-environmental theme. Treated as a digital version of Irene Vasco's “A Professora da Floresta e a Grande Serpente”, the book features illustrations and a visual identity pertinent to the story, so as to interconnect its narrative with the text, while also exploring the possibilities of the digital medium such as navigation, interaction, animations and sounds.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLivro ilustrado-
Palavras-chave: dc.subjectPublicações digitais-
Palavras-chave: dc.subjectLivro infantil digital-
Palavras-chave: dc.subjectPicture books-
Palavras-chave: dc.subjectDigital publishing-
Palavras-chave: dc.subjectDigital children's books-
Título: dc.titleLivro infantil digital : ilustração e prototipação-
Título: dc.titleDigital children's books : illustration and prototyping-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.