Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Paula dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:01:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:01:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259727 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259727 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa avalia como uma escola pode promover a formação de alunos moralmente autônomos, utilizando como objeto de estudo a EMEF Desembargador Amorim Lima (SP) e a teoria do desenvolvimento moral de Jean Piaget como referencial. O estudo também caracteriza a escola convencional com base nos autores críticos Louis Althusser, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, Paulo Freire, Henry Giroux e Mariano Fernandez Enguita. Além disso, apresenta 10 modelos educacionais alternativos ao redor do mundo, que se opõem ao ensino convencional. Esses exemplos abrangem propostas educacionais em movimentos sociais, inovações pedagógicas em escolas públicas e privadas e teorias de desescolarização. A metodologia adota uma análise documental focada no projeto político-pedagógico, no regimento interno e na Carta de Princípios da EMEF Desembargador Amorim Lima. A pesquisa identifica, nesses documentos, elementos que promovem a autonomia moral dos alunos, evidenciando práticas pedagógicas voltadas para a construção de sujeitos autônomos, capazes de tomar decisões éticas e conscientes de seu papel social. | - |
Descrição: dc.description | This research evaluates how a school can promote the development of morally autonomous students, using EMEF Desembargador Amorim Lima (SP) as a case study and Jean Piaget’s theory of moral development as its theoretical framework. The study also characterizes the conventional school based on critical authors such as Louis Althusser, Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron, Paulo Freire, Henry Giroux, and Mariano Fernandez Enguita. Additionally, it presents 10 alternative educational models from around the world that oppose conventional schooling. These examples include educational proposals from social movements, pedagogical innovations in public and private schools, and theories of deschooling. The methodology adopts a documentary analysis focused on the political-pedagogical project, internal regulations, and the charter of principles of EMEF Desembargador Amorim Lima. The research identifies, in these documents, elements that promote students' moral autonomy, highlighting pedagogical practices aimed at the development of autonomous individuals capable of making ethical decisions and aware of their social roles. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia moral | - |
Palavras-chave: dc.subject | EMEF Desembargador Amorim Lima | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jean Piaget | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola convencional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola de resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moral autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conventional school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistance school | - |
Título: dc.title | Educação para a autonomia: uma análise sociológica da EMEF Desembargador Amorim Lima | - |
Título: dc.title | Education for autonomy: a sociological analysis of EMEF Desembargador Amorim Lima | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: