
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Marisa da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Gláucia Luciana de Almeida Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:02:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:02:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259724 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259724 | - |
| Descrição: dc.description | Este livreto integra a dissertação intitulada “Contribuições de uma atividade orientadora de ensino para discussões entre vandalismo, matemática e taxa tributária”. O jogo aqui descrito foi aplicado na 1ª série do Ensino Médio, mas sua aplicação é recomendada também para alunos do Ensino Fundamental II e das demais séries do Ensino Médio. Desenvolvemos este jogo como uma ferramenta pedagógica com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão da gestão dos recursos financeiros escolares. Pretendemos fomentar reflexões sobre a administração desses recursos, destacando como podem ser utilizados para promover melhorias no ambiente escolar, contrapondo-se ao vandalismo. | - |
| Descrição: dc.description | This book is part of the dissertation entitled “Contribuições de uma atividade orientadora de ensino para discussões entre vandalismo, matemática e taxa tributária”. The game described here was applied in the 1st year of high school, but its application is also recommended for students in elementary school II and other high school grades. We developed this game as a pedagogical tool with the aim of helping students understand the management of school financial resources. We intend to encourage reflections on the administration of these resources, highlighting how they can be used to promote improvements in the school environment, opposing vandalism. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/259344 | - |
| Relação: dc.relation | Contribuições de uma Atividade Orientadora de Ensino para discussões entre vandalismo, matemática e taxa tributária | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impostos | - |
| Título: dc.title | Melhorias ou vandalismo? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: